Polícia Civil de Alagoas inicia projeto 'Polícia pelo Cidadão'

                 Iniciativa dá celeridade ao trabalho de investigação da PC 
Trabalhar com proximidade é uma das metas estabelecidas pelo Governo do Estado.
Trabalhar com proximidade é uma das metas estabelecidas pelo Governo do Estado. Fotos: Larissa Wilson/Emerson Lima
 
A Polícia Civil de Alagoas iniciou, na manhã desta quarta-feira (27), a fase final do projeto “Polícia Civil pelo Cidadão”, nas delegacias de Matriz do Camaragibe, Maragogi, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres.

A ideia do projeto partiu do próprio delegado-geral Paulo Cerqueira e tem como objetivo dar a sociedade respostas a questões relativas ao cidadão, seja como autor ou vítima, visando esclarecer demandas pendentes em inquéritos policiais.

O trabalho, que está inserido na atividade fim da Polícia Civil, possibilitará a conclusão de forma mais célere dos inquéritos existentes, ao tempo em que, também, conseguirá fazer com que a sensação de impunidade seja combatida. 


O projeto tem, entre seus objetivos, a intenção de reduzir o número de inquéritos acumulados nas delegacias pertencentes a regional de Matriz de Camaragibe: Porto Calvo, Maragogi, São Luiz do Quitunde, Passo de Camaragibe, Porto de Pedras, Japaratinga e São Miguel dos Milagres. A atual direção da Polícia Civil criou uma força tarefa volante formada por cerca de 180 policiais entre delegados, escrivães e agentes.

O “Polícia Civil pelo Cidadão” foi concebido em três fases: Na primeira, foram solicitados inquéritos acumulados, que passaram por análise de equipes da delegacia geral e que geraram ordem de missões, intimações e representações. A maior parte dos inquéritos pendentes são do ano de 2014 e alguns de 2011 dos sete distritos policiais da região.

Na segunda fase, equipes do Tigre (Tático Integrado  de Grupamento de Resgates Especiais), Asfixia e Geai (Grupo Especial de Apoio Investigativo) se deslocaram para a região e cumpriram mandados, além de outros procedimentos policiais inerentes a atividade da Polícia Civil. Ao mesmo tempo, contribui com a segurança pública no tocante a presença ostensiva durante o trabalho realizado, pois ao deparar-se com qualquer atitude suspeita fará a abordagem de rotina. 


Já na fase conclusiva do projeto, que acontece neste dia, pessoas envolvidas em crimes e testemunhas prestam depoimento nas delegacias.

A expectativa é de que 50% dos inquéritos encaminhados sejam concluídos e enviados para a Justiça. Nesses inquéritos, a polícia investiga crimes de homicídios, roubos, furtos, pedofilia, receptação, entre outros. Cerca de 80% deles tem envolvimento com drogas.

Para o delegado-geral Paulo Cerqueira, o trabalho da força tarefa ajuda a responder de forma mais célere à sociedade. “Com o deslocamento temporário de policiais para a região, conseguimos suprir a carência do efetivo local e acelerar as investigações dos inquéritos que estavam em andamento”, explicou.

Durante os depoimentos, Sandro Marinho, que trabalha como serviços gerais de um hotel da cidade de Maragogi, foi ouvido por policiais civis do Geai. Ele é pai de uma jovem que sofreu uma tentativa de homicídio e esclareceu em que situações o crime ocorreu. Outro familiar de vítimas de crime foi ouvido durante o projeto - foi o trabalhador rural José Amaro.

Ele era irmão de um homem que foi morto há cerca de seis meses, durante um acidente de motocicleta e ainda não tinha sido ouvido pela polícia. “Espero que agora consiga responsabilizar o culpado”,afirmou o trabalhador rural.


De acordo com Ricardo Dias, assessor da Delegacia Geral da Polícia Civil, durante todo o dia os cartórios das delegacias atendidas pelo projeto funcionarão com apoio de equipes ostensivas. Segundo ele, em Maragogi seis cartórios funcionarão na Universidade Aberta- Polo Maragogi e outros quatro na própria delegacia da cidade.

Já em Matriz do Camaragibe, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres três cartórios funcionarão nas sedes dos distritos policiais de cada município.

 Blog Adalberto Gomes Noticias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.