Antigas estações ferroviárias em Delmiro Gouveia completam 134 anos desde sua inauguração

Estação da Pedra/ Imagem Adalberto Gomes
O município de Delmiro Gouveia, situado no Alto sertão Alagoano, fez parte  da linha: A E. F. de Paulo Afonso, que foi construida por ordem do Imperador Dom Pedro II, entre 1881 e 1883, para evitar o trecho não navegável do rio São Francisco de forma a carregar as mercadorias pela margem esquerda do rio nesse trecho. Foi sempre deficitária, passando por uma região muito pobre de Alagoas e parte de Pernambuco, terminando próximo à cachoeira de Paulo Afonso, daí o nome. Em 1901, foi arrendada à Great Western do Brasil, mas continuou sem ligação física com as outras ferrovias da região. Em 1943, chegou-se a anunciar seu fechamento, o que acabou não ocorrendo. Somente em 1964 a desativação foi feita efetivamente, sob protestos da população da região.

Em Delmiro Gouveia, a linha ferroviária teve três estações em atividade, a Estação do Talhado, a Estação da Pedra e a Estação do Sinimbu, e este ano  as antigas estações, estão completando 134 anos desde sua inauguração, sendo um marco histórico e cultural para o município.

Estações  da Pedra, do Talhado e  do Sinimbu.
A Estação do Talhado, localizada na zona rural de Delmiro Gouveia, foi inaugurada em 10 de julho de 1882, hoje a estação está em ruínas, existem no local dois prédios, um em ruínas e o outro habitado por uma família.

Estação do Talhado/ Imagem Adalberto Gomes

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, Suely Maria Martins de Almeida, existe um projeto para a revitalização da Estação do Talhado, transformado - a em um Museu da Caatinga, segundo a secretaria esse projeto foi encaminhado para o governo do Estado (Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas ).

A Estação da Pedra, localizada no centro de Delmiro Gouveia,  foi inaugurada em 10 de julho de 1882, recebeu este nome por causa da grande quantidade de  pedras  que existiam no local da estação. Em 1903, chegava na região Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, que  com seu empreendedorismo  construiu uma fábrica de linhas e toda a infraestrutura, inclusive uma usina de eletricidade, para poder movimentá-la. A fábrica acabou fechada não muito tempo depois de sua morte, em 1917. Por causa dele a cidade acabou recebendo seu nome.

A ferrovia passou a ser chamada popularmente de Trem de Delmiro. A própria estação recebeu, no final de 1943, o nome Delmiro.

Estação da Pedra/ Imagem Adalberto Gomes

Depois do fechamento da ferrovia, em 1964, esta foi fechada e abandonada. A estação foi restaurada, passou a abrigar em 1989 o Museu Regional de Delmiro Gouveia, que mostra tanto artefatos, documentos , objetos e fotos da ferrovia quanto da antiga fábrica de linhas e do fundador da cidade.

Atualmente  a Estação está preservada e a locomotiva que pertencia à ferrovia, permanece no museu. A estação pertence a Fábrica da Pedra Pedra e hoje a estação está sendo administrada pela Prefeitura de Delmrio Gouveia.

locomotiva do trem/Imagem Adalberto Gomes

A Estação de Sinimbu, localizada no Povoado de Simbu, zona rural de Delmiro Gouveia, foi inaugurada em 02 de agosto de  1882. Sinimbu era a última estação da ferrovia em território alagoano. Atualmente a antiga estação se encontra em péssimo estado, e o prédio está sendo ocupado por famílias do povoado Sinimbu.

Estação de Sinimbu/Imagem Google

 Imagens das estações/ Adalberto Gomes






Por Redação Blog Adalberto Gomes

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