Maceió deixa pódio de capital mais violenta do Brasil e desce 17 posições no mundo

Em 2015, a mesma pesquisa apontou Maceió em primeiro lugar no ranking, em nível nacional e mundialmente em quinto

                                                                            Imagem cidade de Maceió - AL

Em um ano de nova gestão, a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP) avalia de forma positiva os novos dados da ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal que apresenta Maceió fora do pódio da capital mais violenta do país e da lista das primeiras dez cidades mais violentas do mundo.

Segundo a pesquisa, atualmente, a capital alagoana é a quinta mais violenta do Brasil e a 18ª cidade com maior índice de violência no mundo. No ano passado, a mesma pesquisa apontou Maceió em primeiro lugar no ranking, em nível nacional, e mundialmente em quinto.

Conforme a pesquisa divulgada em janeiro de 2015, pela mesma ONG, a taxa de homicídios para cada grupo de cem mil habitantes em Maceió era de 79,76, enquanto que na pesquisa recente a capital alagoana aparece com taxa de 55,63. Do Brasil, Fortaleza sai na frente com taxa de 60,77, seguida por Natal com 60,66 e Salvador com 60,63. Antes de Maceió também tem João Pessoa com 58,40.

No entendimento técnico do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da SSP, a mudança de posição no quadro da violência reflete uma tendência de alta nas taxas de homicídios nas capital brasileiras, enquanto em Alagoas tem queda  vertiginosa em razão das novas estratégias operacionais integradas utilizando diariamente as informações de estatística criminal com foco no problema.

Ao assumir o Governo do Estado, Renan Filho, juntamente com o  secretário Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, traçou metas para excluir Alagoas e a capital de um quadro negativo e que causava transtornos a toda sociedade alagoana.

“A pesquisa está aí e é a mesma que nos deixou com a imagem negativada no início do ano passado. Para nós, a análise recente traz a demonstração de que o trabalho é sério em nosso Estado e a divulgação agora com a queda da primeira colocação no Brasil e de treze posições no mundo reflete na nossa imagem não somente aqui, mas, lá fora. O que podemos afirmar, sem brechas para contestação, é que tudo o que fazemos é com muita transparência e sem deixar nenhum registro fora de qualquer gráfico”, ressalta Alfredo Gaspar.

A ONG mexicana enaltece a transparência da Segurança Pública de Alagoas, para eles ainda Defesa Social. “La Secretaria de Estado da Defesa Social del estado de Alagoas es de los mejores ejemplos de transparencia, rendición de cuentas y divulgación oportuna de información criminal”.

TRADUÇÃO: “A Secretaria de Estado da Defesa Social do Estado de Alagoas é um dos melhores de transparência, responsabilidade e divulgação adequada de informações criminais”. 

Fonte: SSP/AL

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.