Hábitos saudáveis reforçam a prevenção do câncer em todas as idades


Uma alimentação saudável deve ter cinco porções diárias de frutas e vegetais
Uma alimentação saudável deve ter cinco porções diárias de frutas e vegetais Foto: Marllon Guedes / Arquivo
Uma doença democrática, que não escolhe cor, sexo ou idade. Assim é o câncer, cujo dia mundial é lembrado na próxima quinta-feira. Em comemoração à data, o EXTRA vai levar leitores para um debate sobre prevenção com especialistas do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Adotar hábitos saudáveis é a primeira recomendação — seja para crianças, homens, mulheres ou idosos — para se proteger do problema.

Considerado uma doença multifatorial (ou seja, pode ter múltiplas causas), o câncer tem mais chances de se desenvolver com envelhecimento. Segundo o sanitarista e epidemiologista Arn Migowski, da Divisão de Detecção Precoce do Inca, o avanço da idade é um dos fatores associados ao câncer de próstata e ao de mama, os mais frequentes em homens e mulheres, respectivamente. Em crianças, os motivos que levam ao aparecimento de tumores são, na maioria dos casos, desconhecidos.

— A incidência de câncer (entre crianças) vem aumentando lentamente ao longo dos anos. É possível que as razões sejam devidas a fatores ambientais. Em menos de 10% dos casos a doença é causada por uma mutação hereditária (mutação genética que passa dos pais para o filho). A melhora no diagnóstico e acesso ao tratamento podem também ser responsáveis por esse aumento — diz a médica Sima Ferman, chefe do setor de pediatria do Inca.

Vacinação é importante

De acordo com a especialista, os mesmos hábitos que ajudam a prevenir a doença nos adultos podem ser iniciados nas crianças, o que inclui fazer atividade física, seguir uma alimentação saudável (com cinco porções diárias de frutas e vegetais, no mínimo) e controlar o peso corporal. Manter a vacinação em dia também é importante: a imunização contra o vírus HPV, por exemplo, é uma das formas de se proteger do câncer de colo de útero, terceiro mais frequente nas mulheres.
— A vacina foi instituída no calendário nacional em 2014 e está disponível para meninas de 9 a 13 anos — explica a médica Maria Beatriz Kneipp Dias, chefe da Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede do Inca.

O evento

O bate-papo entre leitores do EXTRA e especialistas do Inca será realizado na quinta-feira, às 10h, na sede da unidade (Praça da Cruz Vermelha 23, Centro). O controle da obesidade na prevenção do câncer é o tema abordado pelo Inca na campanha do Dia Mundial do Câncer deste ano e será também o foco do debate. Basta levar a identidade. Há 220 vagas no auditório.
Integrarão a mesa os oncologistas Carlos José Coelho de Andrade e Ronaldo Corrêa e a nutricionista Maria Eduarda Melo, todos do Inca, o médico do exercício e do esporte João Felipe Franca e o ultramaratonista Marcio Villar.

Por Jornal Extra

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.