Header Ads

MPE/AL continua com atividades do projeto “Paz nas Escolas”, em Santana do Ipanema


Evento: Ministério Público continua com atividades do projeto “Paz nas Escolas”, em Santana do Ipanema
Dando continuidade as atividades do projeto “Paz nas Escolas”, coordenado pelo promotor de Dênis Guimarães, da 1ª Promotoria de Justiça de Santana do Ipanema, foram realizadas palestras para alunos das escolas municipais de educação básica Santa Sofia e Sônia Pereira da Silva. O objetivo do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) é criar estratégias para a prevenção de situações de violência e diminuir a evasão nas unidades de ensino, por meio de disseminação do combate ao uso e tráfico de entorpecentes e à proteção da criança e do adolescente.

“O Ministério Público tem o dever constitucional de defender os interesses sociais e individuais indisponíveis. Entre eles está o acesso à educação e à saúde. Esses dois direitos são afetados quando há situações de tráfico e uso de drogas, violência familiar, evasão escolar. Então, é nossa obrigação assegurar que crianças e adolescentes estudem e tenham um desenvolvimento saudável. E não podemos descansar enquanto isso não for uma realidade absoluta”, disse o promotor Dênis Guimarães.

Ele explicou que as palestras, sempre com temas ligados ao combate às drogas, violência sexual e direitos das crianças e adolescentes, fazem parte da segunda, de um total de quatro etapas, em que o projeto será desenvolvido. A primeira foi a realização de uma audiência pública para apresentação do projeto e conscientização dos gestores do município e representantes de instituições sobre a importância da implantação de estratégias para a cultura de paz nas escolas.

Imagem MPE/AL
Já um terceiro momento acontecerá coma realização de concurso de desenho, que tem o objetivo de mostrar o talento dos estudantes. E, em uma quarta e última etapa, serão feitas ações mais ostensivas para o combate ao tráfico e o uso de drogas nas escolas públicas municipais e estaduais, bem como no entorno dessas unidades de ensino. Também serão alvos alguns bares, boates, casas de eventos.

“Ao todo, nesta segunda etapa, teremos 16 momentos junto aos estudantes. Os próximos acontecerão nos dias 21 e 22, quando iremos a mais duas escolas. Estamos sempre esclarecendo as consequências do uso de drogas e os danos causados ao organismo, sinais de abuso, trabalho e infantil e uma série de outros temas ligados ao universo desses estudantes. E sempre com representantes do Ministério Público, Secretaria Municipal de Educação, Tribunal de Justiça, Polícia Militar e Conselho Tutelar. Sabemos dos problemas enfrentados pela juventude em Santana do Ipanema e trabalharemos para que essa situação seja contornada para que todos sigam o caminho de um futuro promissor”, ressaltou o promotor de justiça.

Além do idealizador e coordenador do projeto, as palestras contaram coma participação da promotora de justiça Ariádne Meneses Dantas, Juiz de Direito da 1ª Vara Cível, Dr. Kleber Borba Rocha e o representante da Polícia Militar Cabo Max Wendjen.


Por Ascom MPE/AL

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.