Verão inicia nesta quarta-feira e meteorologia aponta para temperaturas elevadas

Podem ocorrer pancadas de chuvas durante a madrugada ou início da manhã, mas de forma isolada
Foto: Ilustração
A estação mais quente do ano  o verão  tem e predominância de sol forte, altas temperaturas e consequentemente aumento da sensação térmica. Para quem reside em locais banhados pelo mar, a estação é uma das mais aguardadas, principalmente em Alagoas.

O verão iniciou-se nesta quarta-feira (21), às 6h45, e tem duração de pouco mais de três meses. O meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Nunes Pinho, explica que o período deve apresentar chuvas fracas em pontos isolados da região litorânea e Zona da Mata. Já nas regiões do Agreste e Sertão, há grandes possibilidades de a temperatura aumentar.

"Teremos uma estação de temperaturas elevadas, chuvas em formas de pancadas que ocorrem geralmente na madrugada e no começo da manhã. Ainda assim esse tipo de chuva não é suficiente para repor o déficit hídrico em Alagoas. É possível também que tenhamos trovoadas, algo que é comum nesta estação", ressalta o meteorologista.

A intensidade do vento durante a estação mais quente do ano é moderada, no entanto, a previsão para o verão que inicia nesta quarta-feira é de ventos mais fracos, aumentando ainda mais a sensação térmica durante o dia.

Recomendações

Especialistas em saúde indicam que durante o verão as altas temperaturas favorecem a desidratação e por isso a necessidade de beber muita água. Pode evitar ainda a o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras.

A recomendação é de que as refeições sejam iniciadas com uma porção grande de salada. Elas são ricas em fibras e água, dando maior sensação de saciedade. As frutas são boa fonte de água, carboidratos, vitaminas e minerais. Elas podem ser consumidas como sobremesas.

Verão combina perfeitamente com praia. Então é recomendado o uso de protetor solar, com hidratação. Para alimentação, a indicação é para sucos de frutas naturais ou água de coco para se refrescar.


 Por  Blog Adalberto Gomes Noticias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.