Vem muita chuva por aí no Sertão segundo as previsões

Imagem ilustrativa
 O tempo mudou completamente no Nordeste nos últimos dias. O ar úmido se espalhou sobre a Região permitindo a formação de nuvens carregadas que provocaram chuva forte em diversos estados. Mas a maior mudança foi nos estados do leste do Nordeste, faixa entre o Rio Grande do Norte e o nordeste da Bahia que termina a semana com muitas nuvens e pancadas de chuva.

Mais chuva

O aumento da umidade e a formação das nuvens de chuva nos últimos dias foram provocados pela atuação de um VCAN, Vórtice Ciclônico de Altos Níveis que avançou sobre o Nordeste.

As pancadas de chuva vão continuar sobre o Nordeste pelo menos até o dia 21 de dezembro, próxima quarta-feira, quando começa oficialmente o verão. Além do VCAN, a ZCIT, Zona de Convergência Intertropical se aproxima do Nordeste trazendo mais nuvens de chuva para o norte do Nordeste.

Até o dia 21, a previsão é que chova no interior e no litoral de todos os estados. Pode até chover forte em algumas horas nas áreas secas do interior, mas a chuva que ocorrer será em pequenas áreas e não deve se prolongar por muito tempo.

A chuva caiu forte no sertão do Ceará e de Pernambuco. Segundo CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais – entre 13h do dia 15 e 13h do dia 16 de dezembro choveu 115 mm em Serrita, no sertão de Pernambuco. No mesmo período, em Cabrobó também no sertão pernambucano, choveu 45 mm apenas na manhã do dia 16, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.



A tabela mostra alguns volumes de chuva registrados pelo INMET entre 10h do dia 15 e 10h do dia 16 de dezembro de 2016.

Chuva na costa leste do Nordeste

A população da costa leste do Nordeste, incluindo as capitais do Rio Grande do Norte a Salvador deve ficar atenta para as mudanças do tempo. Nuvens carregadas devem ser formar no fim de semana e podem provocar chuva moderada a forte e com raios, especialmente no domingo.

O que é o VCAN?

O vídeo mostra a animação das imagens de satélite GOES-13, no canal vapor d´água, a cada meia hora, do dia 12 de dezembro até o meio da manhã do dia 16 de dezembro de 2016.

Através da mudança e da movimentação da nebulosidade e do ar úmido (áreas brancas esfumaçadas) sobre o Nordeste do Brasil, é possível perceber o movimento do VCAN, vórtice ciclônico de altos níveis. Este sistema meteorológico é caracterizado por uma circulação de ventos no sentido horário (ciclônico) e é observado a cerca de 10 km de altitude.



Até o dia 13 havia pouca nebulosidade na maior parte do Nordeste. O leste da Região estava bastante seco. O VCAN estava sobre o mar. A medida que o centro do VCAN avança sobre o Nordeste e entra no interior da Região, a umidade se espalha e muitas nuvens se formam também pelo leste do Nordeste.

Por Repórter Maceió

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.