Lixões de Água Branca, Delmiro Gouveia, Canapi e de mais cinco municípios sertanejos serão encerrados nesta terça-feira, 03
![]() |
Imagem google |
Os municípios de Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D'Água do Casado, Pariconha e Piranhas encerarão seus lixões nesta terça-feira, 03.
De acordo com o Crerssal (Consórcio Regional de Resíduos Sólidos do Sertão Alagoano), os 8 municípios do alto sertão alagoano terão seus lixões a céu aberto encerrados nesta nesta terça-feira. Uma programação para o encerramento acontecerá a partir das 8h da manhã com a concentração no Povoado Carié em Canapi. Ás 8h30min, acontecerá o encerramento do lixão no município de Canapi, ás 9h30min, em Mata Grande, ás 10h30min, em Inhapi, ás 12h em Água Branca, ás 13h em Pariconha, ás 15h em Delmiro Gouveia, ás 16h30min, Olho D'Agua do Casado e ás 17h em Piranhas.
Após os encerramentos desses lixões, os resíduos sólidos coletados serão enviados por cada município para o aterro sanitário licenciado no município de Olho D'Água das Flores.
Em Alagoas, entres os anos de 2015 e 2017, cerca de 43 municípios de várias regiões do Estado, tiveram seus lixões encerrados e mais 42 municípios se comprometeram, junto ao Ministério Público Estadual (MPE), de encerar seus lixões até abril de 2018.
Os prefeitos desses municípios assinaram um acordo junto ao MPE/AL, e se comprometeram em encerrar seus lixões no prazo determinado pelo órgão e no caso de descumprimento desse acordo, receberão multas diária no valor de R$ 500,00. Já os prefeitos que optarem por não assinar esse acordo serão processados criminalmente. O prazo final para o encerramento dos lixões em Alagoas ocorre nesta quinta-feira, 05.
O encerramento dos lixões está previsto na Lei federal 12.305 de 2010 que determinava o encerramento dos lixões até o dia 3 de agosto de 2014. Porém, o prazo encerrou-se e uma subcomissão temporária do Senado propôs a extensão dessa exigência até o dia 3 de agosto de 2016.
Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias
Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias
Nenhum comentário