Em Delmiro Gouveia, Projeto Renascendo realiza o I Seminário de Sensibilização no Colegiado Territorial no município




Imagem assessoria
O I Seminário de Sensibilização no Colegiado Territorial acontece no dia 13 de março, das 9h às 15h, na sede da Coppabacs, em Delmiro Gouveia. O evento é uma ação do Projeto Renascendo, realizado pelo Instituto Palmas com o patrocínio da Petrobras.

Com o objetivo de sensibilizar comunidades do sertão de Alagoas e Pernambuco para a causa ambiental, especialmente para os cuidados hídricos, o Projeto Renascendo realiza o I Seminário de Sensibilização no Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas. O evento acontece no dia 13 de março, das 9h às 15h, na sede da Coppabacs, em Delmiro Gouveia.

O encontro tem como público alvo representantes de comunidades rurais, entidades locais e regionais, lideranças e representantes dos municípios parceiros do projeto – Inhapi, Canapi, Mata Grande, Água Branca, Pariconha, em Alagoas, e Tacaratu, em Pernambuco.


O seminário faz parte do Projeto Renascendo, que visa a construção de conhecimentos e práticas para melhoria da convivência com o semiárido e é realizado pelo Instituto Palmas, com o patrocínio da Petrobras. O projeto tem como foco a sustentabilidade hídrica da Bacia Hidrográfica do São Francisco, por meio da recuperação e monitoramento de nascentes, reflorestamento de matas ciliares, implantação de barragens, instalação de sistemas de irrigação, seminários de sensibilização com as comunidades rurais e a disseminação de práticas sustentáveis através da educação ambiental. 

De acordo com a Assessora de Educação Ambiental do Instituto Palmas, Ana Cristina Accioly, o seminário será o ponto de partida para a apresentação do Projeto Renascendo e uma forma de identificar os possíveis parceiros dentro dos territórios para o desenvolvimento das ações. Ela explica que a partir desse conhecimento, forma-se a Rede Renascendo.

“Por meio do contato com essas pessoas identificamos os parceiros e assim levantamos as potencialidades e aprofundamos a realidade a partir da visão de quem mora no território, que vai identificar e mostrar a necessidade e a prioridade de cada passo do projeto a ser realizado”, explica Ana. Ela enfatiza que dentro da Rede Renascendo vão sendo formados grupos de educação ambiental em cada município parceiro, que são denominados “Nós da Rede” que se articulam com a Rede Renascendo. “A rede se articula e se move de forma própria, dinâmica e criativa, de acordo com as necessidades e as realidades das várias comunidades envolvidas", complementa a assessora.

O Projeto Renascendo tem o patrocínio da Petrobras, com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas, além da parceria das prefeituras municipais de Água Branca, Mata Grande, Canapi, Inhapi, Pariconha e Tacaratu.

O Instituto Palmas é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2002, cuja missão é a promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza; promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e dos valores universais; promoção da cultura, defesa e preservação do patrimônio histórico e artístico; defesa e preservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável; promoção dos direitos estabelecidos e construção de novos direitos.

Serviço:

I Seminário de Sensibilização no Colegiado Territorial

Data: 13 de março de 2018

Hora: 9h às 15h

Local: Sede da Coppabacs Delmiro Gouveia (Rua Antônio Ivo, 73)

Contatos Instituto Palmas:

82 98879-4542

Ionaldo Galvão - Coordenador Administrativo

82  98822-7770

Por Ana Cristina Accioly - Assessora de Educação  Ambiental

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.