Promotorias de Justiça de Delmiro Gouveia ganham nova sede; Ministério Público investiu quase R$ 45 mil em reforma de prédio

Foto: Anderson Macena
O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) está de casa nova no município de Delmiro Gouveia, no alto sertão. Nesta quarta-feira (4), o prédio onde começaram a funcionar as atividades das três Promotorias de Justiça da cidade foi reformado e, com um espaço maior, a instituição já está podendo desenvolver melhor as suas atividades e dar mais comodidade à população que busca atendimento.

As obras, que duraram duas semanas, envolveram troca do forro de gesso, mudança de piso, pavimentação da calçada, renovação da cobertura, impermeabilização, colocação de divisórias internas, pintura e revestimento de cerâmica, acessibilidade e implantação de sistema de refrigeração.

O que muda com a nova sede


Ao falar desse novo momento do Ministério Público em Delmiro Gouveia, o procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, afirmou que o maior beneficiado com a sede recém-inaugurada é o povo. “Nessa casa pulsa vida, o desejo e a coragem de fazer mais pela população de Delmiro Gouveia. Temos orgulho de inaugurar um espaço melhor preparado para receber as pessoas sempre de portas abertas. Quero reafirmar que o destino do Ministério Público é caminhar junto a sociedade e trabalhar para que o Brasil, Alagoas e Delmiro, cada vez mais, orgulhem os seus cidadãos. Que essa nossa sede receba cada vez mais a população, que o povo lote este prédio e que possamos dar a ele a resposta esperada. Épara e pelo povo que nós existimos”, afirmou o chefe do MPE/AL.

“E não posso deixar de fazer referência aos três promotores que aqui dedicam a maior parte de seu tempo. São guerreiros abnegados que orgulham o Ministério Público. Estávamos devendo isso a eles, uma vez que ainda estavam desenvolvendo seus trabalhos nas dependências do fórum da cidade. E fica aqui o nosso agradecimento ao Poder Judiciário por ter nos cedido espaço físico durante todos esses anos”, acrescentou.

“Que todos tenham a certeza de que a alegria aqui hoje é imensa. Todos nós que compomos o Ministério Público estamos comemorando esta conquista. Ela ultrapassa as barreiras da instituição porque a gente sabe que, no final das contas, quem ganha com isso é o cidadão. É para o povo desta terra que vai a grandeza toda desta obra”, completou o procurador de justiça Márcio Tenório de Albuquerque, subprocurador-geral Administrativo Institucional.

Os três promotores de justiça que ganharam a nova sede também comemoram. “O povo de Delmiro Gouveia será o maior beneficiado com essa obra, que teve o empenho pessoal do procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar. Volto a dizer que não existe Ministério Público sem o destinatário final, que é o povo. Com essa mudança, temos uma nova sede e recebemos junto com ela, um novo aparato tecnológico, com computadores e internet de última geração. Ou seja, temos uma estrutura melhor para oferecer à população o nosso trabalho. Portanto, estamos entregando aos delmirenses um Ministério Público com ainda mais vontade de prestar um serviço de qualidade e com entusiasmo”, disse o promotor de justiça João Batista Santos Filho.

Hoje vivemos um dia especial para Delmiro Gouveia. É uma data de singular júbilo, alegria e realização por estarmos vendo essa obra sendo entregue. O que festejamos e reafirmamos hoje, muito mais importante que a estrutura material, são os ideais da instituição ministerial, que estarão para sempre incrustados nesse espaço. Jamais vamos ignorar às vozes da rua, dos desvalidos, da criança negligenciada e maltratada, do adolescente em situação de risco, do idoso desprezado, do meio ambiente, da pessoa presa e da probidade administrativa. Estamos prontos para ouvi e agir, sendo sensíveis a todos os segmentos da sociedade. Nossa missão é fazer o bem”, declarou Cláudio José Moreira Telles.

“O Ministério Público nos entrega uma sede de promotorias estruturada. Com isso, todos nós nos sentimos impulsionados para melhor trabalhar. E não por acaso estamos recebemos a casa nova em 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, que dá nome ao rio que também nos serve de proteção”, lembrou o promotor de justiça Bolivar Ferro.

A coordenação do CAOP compartilhou do mesmo sentimento de comemoração. "Nesta terra  aqui eu aprendi a ser um promotor resolutivo, inclusive, por imposição da própria comunidade, que interagia conosco, que nos cobrava, que motivava-nos. E sei que esse mesmo compromisso é mantido pelos três colegas que aqui trabalham. Eles permanecem fazendo um Ministério Público grandioso e interessado nas causas sociais”, comentou o promotor José Antônio Malta Marques, que comanda o Centro.

A Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal) também participou da solenidade. “Lembrando que hoje é dia de São Francisco de Assis, tomo a oração que leva o seu nome para desejar que esta nova casa seja, e será, por conta do espírito do Ministério Público, um instrumento de paz e alegria para o povo de Delmiro Gouveia. Que, por meio dos três promotores, este povo possa ter fé no que é justo e honesto. E que possamos levar a mesmo povo a esperança de dias melhores”, discursou o promotor Flávio Costa, presidente da entidade.

Participaram da solenidade, além da chefia do MPE/AL, dos promotores da cidade, da presidência da Ampal e de outros promotores de justiça, autoridades da Defensoria Pública, do Poder Judiciário, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Prefeitura de Delmiro Gouveia, da Câmara Municipal de Vereadores, das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e de diferentes religiões.

As promotorias

A nova sede localizada na Rua Dijanira Araújo, 421-B, em frente ao Fórum no Bairro Novo, vai abrigar as três Promotorias de Justiça de Delmiro Gouveia, que se dividem em atribuições nas áreas da infância e juventude e processos cíveis em geral; tribunal do juri; e juizado especial.

Além de uma sala para cada um dos promotores, o espaço tem ainda um lugar para reuniões e atendimento e recepção. Assim, com o espaço melhor dividido, os promotores João Batista Santos Filho, da 1ª Promotoria, Cláudio José Moreira Teles, titular da 2ª Promotoria de Justiça, e Bolivar Ferro, da 3ª Promotoria, vão poder, de maneira mais organizada, trabalhar para atender de forma rápida e com eficiência as demandas buscadas pelo cidadão.

Por Ascom MPE/AL

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.