Header Ads

III jogos Indígenas Jiripancó é realizado em Pariconha/AL

Imagem Adalberto Gomes
Neste sábado, 30, aconteceu no município de Pariconha, sertão alagoano, o III jogos Indígenas Jiripancó. O evento foi realizado pela Aldeia Jiripancó e teve início às 7h30min da manhã com as apresentação das delegações. ÀS 8h30min, aconteceu o início das competições feminino e masculino com as modalidades de resistência, pontaria e trabalho de equipe, com  corridas de maracá, de cesto, de pote, de feixe, cata da pinha, guerreiros, pedrada zarabatana, arco e flecha, badoque  peteca no cibite,  borduna, cabo de guerra, pega bandeira.

O evento foi realizado na Aldeia Jiripancó no povoado de Ouricuri e  teve a participação das aldeias de Kalancó de Água Branca, Karuazú, de Pariconha, karapotó de São Sebastião, Katokin de Pariconha,  Xucuru Kariri de Palmeira dos Índios e a  Koiupanká de Inhapi.

"O objetivo desses Jogos é a gente tirar os jovens indígenas do meio da violência, do meio das drogas, sendo um meio de mostrar para o mundo que a comunidade indígena existe, sendo um momento especial de conhecer outras etnias, outras aldeias, assim passando de geração para geração, para que os jovens não deixem a cultura indígena  de lado, que sigam em frente e que a realização dos jogos é  um portal  para mostrar a cultura indígena para o mundo", frisou Cleide Canoã, artesã indígena da Aldeia Jiripancó. 

Vídeos




Imagens/Adalberto Gomes


 


 


  










Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.