Header Ads

Em Dois Riachos/AL, Educadores do Sertão participam de seminário do 'Escola 10'

No encontro, os educadores expõem como está a execução do Programa Escola 10 em suas unidades de ensino
No encontro, os educadores expõem como está a execução do Programa Escola 10 em suas unidades de ensino (Fotos: Valdir Rocha)
Secretários de Educação, professores, articuladores de ensino e coordenadores pedagógicos de 35 municípios alagoanos participaram, nesta quarta-feira (5), do I Encontro de Acompanhamento do Programa Escola 10, no Ginásio Rainha Marta, em Dois Riachos. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).


Neste primeiro momento, participaram educadores do Sertão e parte do Agreste - 3ª, 6ª, 8ª e 11ª Gerências Regionais de Educação (Gere). Na quinta-feira (dia 6), o seminário acontece em Arapiraca e, na sexta-feira (7), em Maceió. Na ocasião, os educadores expõem como está a execução do programa em suas unidades de ensino.

De acordo com o vice-governador e titular da pasta estadual da Educação, Luciano Barbosa, o evento visa estimular os educadores. "Todos nós sabemos o caminho para desenvolver o Brasil é a educação. Precisamos trabalhar a educação com qualidade e estimular nossos alunos para que eles permaneçam nas escolas e aprendam. Este é o nosso dever de casa", afirma o gestor.

O secretário também chamou atenção para a importância de uma formação de qualidade. “Nosso dever não é só matricular o aluno, mas dar a devida formação para que ele se torne um cidadão crítico, capaz de observar, discutir e opinar sobre o mundo, ingressando no mercado de trabalho com o pensamento de que é capaz de transformar a sociedade", destaca.

Acompanhamento

Para a superintendente de Sistemas da Seduc, Wilany Félix, o evento proporciona uma socialização e troca de experiência entre os educadores. “Nestes eventos é possível visualizar os problemas das escolas e procurar as soluções. A socialização abre novos horizontes para os gestores dos municípios e do Estado", diz Wilany.

A articuladora de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Tanque D'Arca, Conceição Fernandes, corrobora com os pensamentos da superintendente da Seduc.

"O programa foi uma iniciativa muito boa, ainda mais para escolas pequenas, pois proporciona a elas um melhor acompanhamento pedagógico, levando a metodologia científica aos alunos e tornando-os mais críticos. Já é possível perceber avanços", salienta Conceição.

O secretário municipal de Educação de Belém, Marcos Antônio Ferreira de Lima, também elogia o programa. "O Escola 10 tirou os educadores do marasmo em que se encontravam para voltarem aos trilhos em rumo ao avanço dos estudantes", declara.

Apresentações

Para recepcionar os convidados, os alunos da Escola Estadual de Ensino Integral Profª Laura Chagas, de Santana de Ipanema, realizaram apresentações culturais. A primeira delas foi um medley das músicas Asa Branca (Luiz Gonzaga) e Anunciação (Alçeu Valença) tocado por 17 estudantes do Grupo de Flauta Germânica da unidade escolar.

A segunda apresentação foi em homenagem aos 200 anos de emancipação política de Alagoas. O jovem Roger Rocha apresentou composição sua para comemorar o aniversário do Estado. "A ideia da música surgiu por meio de uma brincadeira, mas, depois, eu tomei gosto e decidi expressar tudo o que eu sinto pelo meu Estado. Tocar para um público como este é uma sensação maravilhosa", conclui.

Escola 10

O programa consiste em uma grande mobilização que visa melhorar a rede pública de ensino e os índices educacionais. Com um investimento de R$ 30 milhões, a união entre as redes municipais e estadual pretende garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes.

O programa, que tem as ações direcionadas aos estudantes do ensino fundamental (3º, 5º e 9º anos), estabelece as seguintes metas: garantir que todos os alunos da rede pública estejam alfabetizados em Língua Portuguesa e Matemática até o final do 3º ano do ensino fundamental; reduzir os índices de analfabetismo, evasão escolar e distorção idade-série (atraso escolar); melhorar a aprendizagem de estudantes do 5º e 9º anos e aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Confira a programação dos próximos seminários:

Dia 06/07 - Ginásio da Escola Pedro Reis – Arapiraca – 2ª, 4ª, 5ª e 9ª Geres;
Dia 07/07 - Ginásio da Escola Princesa Isabel – Maceió – 1ª, 7ª, 10ª, 12ª e 13ª Geres.

 Por Blog Adalberto Gomes Noticias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.