Monteirópolis comemora 57 anos de emancipação política nesta quinta-feira (15)

Imagem google
O município de Monteirópolis, sertão de Alagoas, está comemorando nesta quinta-feira (15),  57 anos de emancipação política. O município tem uma população de cerca de 7.251 habitantes de acordo com dados da estimava realizada pelo IBGE em 2016.

Em 15 de junho de 1960, através da Lei Estadual  de nº 2.250, concedeu autonomia administrativa ao povoado Guaribas, mudando-lhe o nome para Monteirópolis, com o território desmembrado de Pão de Açúcar. A instalação oficial do município ocorreu em 13 de agosto de 1960.


Devido a celebração do dia de Corpus Christi, nesta quinta-feira(15), a prefeitura de Monteiropolis vai  comemorar as festividades em alusão aos 57 anos, nesta sexta-feira (16). Iniciando às 8h da manhã com  salva de tiros com hasteamento das bandeiras e encerrando as 16h com desfile de bandas fanfarras pelas ruas da cidade.

Confira abaixo a programação oficial.

8:00h – Salva de tiros com hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal;
9:00h – Missa Solene na Igreja Matriz;
10h00h – Entrega de Trator à comunidade , reinauguração do sistema de monitoramento eletrônico de vigilância, reabertura da junta militar, inauguração do centro de reabilitação , inauguração  do centro  de convivência do idoso, entrega de fardamento  aos garis;
11h00m - Coffee break;
16h00m – Apresentação e desfile de bandas fanfarras.

Conheça a história do município

Há 57 anos denominar-se Monteirópolis, o local era conhecido como Guaribas, palavra de origem tupi que serve para designar certo gênero de macaco da América, é nomenclatura comum aos símios, caracterizados pela presença de barba na área faringiana e pelo grito peculiar. Conforme outros autores, o vocábulo se refere a espécie de periquito. Não consta nos anais o motivo da utilização desse nome naquelas plagas sertanejas, em épocas mais remotas.

Pelos idos de 1870, no povoado havia tão somente algumas casas de taipa. Os primeiros habitantes do lugar, verdadeiros pioneiros e fundadores, foram José Domingos Monteiro, Antonio Prudente, Pacífico de Albuquerque, Manoel Barbosa e Manoel Mingote. Uma pequena capela foi edificada por esses desbravadores em 1923. A igreja em homenagem a São Sebastião, padroeiro da cidade, só foi construida muitos anos depois. Somente a partir de 1902 começou o desenvolvimento de Monteirópolis com a criação de uma feira, a expansão do comércio, a chegada de novos habitantes e o surgimento de muitas casas.

Ante o significativo crescimento da região, surgiu um movimento pela emancipação política, liderado por alguns moradores antigos. Destacaram-se nessa luta José Cláudio Sena, Nelson de Souza Albuquerque, Benedito Monteiro Torres, José Prudente Sobrinho, Luiz Bento de Melo, Elpidio Emidio dos Santos, Francisco de Paulo Monteiro, Alberto Gomes Pita, José Bezerra Rosa e José Barbosa de Melo. A autonomia administrativa foi concedida em 15 de junho de 1960, através da Lei nº 2.250. E a instalação oficial do município se deu a 13 de agosto do mesmo ano.

 Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias

Um comentário:

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.