Header Ads

Prefeita Maristela participa de evento para discutir projetos e soluções para os municípios alagoanos

Imagem assessoria
A prefeita do Município de Piranhas, Maristela, participou nesta segunda-feira (13) de  um evento que reuniu mais de 300 pessoas entre prefeitos, vices, vereadores,  deputados federais e estaduais, secretários estaduais e municipais para discutir projetos e soluções para os municípios alagoanos.

Além dos ministros do Turismo, Marx Beltrão e da Integração Nacional, Helder Barbalho, o evento teve a presença do senador Renan Calheiros e do governador Renan Filho. Também participaram na mesa principal o deputado federal Pedro Vilela, a deputada Rosinha Cavalcante, os deputados estaduais Isnaldo Bulhões, Sérgio Toledo e a deputada Jó Pereira. Também o presidente da Uveal, vereador Fabrício Faustino e o segundo secretário da CNM, Marcelo Beltrão.

Turismo

O ministro do Turismo, Marx Beltrão trouxe em sua pauta propostas para o desenvolvimento do turismo no estado. Os participantes receberam cartilhas produzidas pela Pasta sobre o Mapa do Turismo e também sobre os procedimentos para acessar recursos do Ministério, explicando as linhas de investimento para obras de infraestrutura turística e para eventos que gerem fluxo turístico.

Durante a reunião, o presidente da AMA Hugo Wanderley destacou a importância da interface entre a Entidade, o Ministério e a Secretária Estadual de Turismo para a reelaboração do mapa turístico. A Associação já está montando um grupo de trabalho para, em parceria com o secretário Helder Gonçalves Lima  , elaborar um passo a passo de orientação e trabalho para os prefeitos.

Apoio emergencial aos municípios da seca

Dois documentos foram entregues ao Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, pela Associação dos Municípios Alagoanos. Ambos os documentos solicitam apoio aos municípios que estão sofrendo com os efeitos da seca, um deles em nome dos 37 municípios que decretaram situação de emergência e outro em nome dos municípios canavieiros que diminuíram sua produção, o que tem afetado diretamente a economia do estado.

A estiagem prolongada, já considerada a maior dos últimos 100 anos, que antes afetava apenas os municípios do Sertão e Semiárido do estado, tem afetado também os municípios canavieiros e os pequenos produtores. Traduzida em números, a crise aponta redução de 22% na safra 2016/2017 atingindo diretamente 7.402 produtores que geram 300 mil empregos diretos e indiretos.

A Prefeita de Piranhas destacou a importância do encontro.

“Um momento muito importante para os municípios alagoanos, principalmente os municípios sertanejos que estão sofrendo os efeitos da seca, que buscam soluções imediatas para os problemas que afligem a população. Saímos esperançosos diante da disposição de Ministros, Deputados, Senador e Governador em fazer uma agenda positiva de ações.”

Por Ascom-Assessoria de Comunicação PMP com AMA

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.