Hidrelétrica de Angiquinho em Delmiro Gouveia completa 104 anos nesta quinta-feira (26)


 
Imagem arquivo Adalberto Gomes

A primeira usina hidrelétrica do nordeste, completa 104 anos nesta quinta-feira (26). Construida no século 19, pelo fundador da cidade de Delmiro Gouveia, o empresário cearense,  Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, foi inaugurada em 26 de janeiro de 1913, e recebeu o nome de Angiquinho, a hidrelétrica  fica  localizada na  margem alagoana da cachoeira de Paulo Afonso. As obras  da hidrelétrica de Angiquinho iniciaram-se no ano de  1911, dois anos depois em 1913  foram concluídas.

A hidrelétrica foi construída  para fornecer energia elétrica para a  indústria têxtil chamada de Companhia Agro Fabril Mercantil  que pertencia a Delmiro Gouveia. Além da fábrica, a hidrelétrica abastecia também  o povoado da Pedra, hoje cidade de Delmiro Gouveia,  distante aproximadamente 24 km da hidrelétrica.  Angiquinho, na época da sua construção tornou-se um marco, sendo uma fonte de desenvolvimento econômico  local e a nível de Nordeste, com a geração de empregos para moradores da região.

Com a desativação nos anos de 1960, a área  história da hidrelétrica  de Angiquinho, tornou-se  com o tempo um complexo turístico no Sertão alagoano. Em 2006, a hidrelétrica  foi tombada pelo governador  do Estado de Alagoas, Luis Abílio de Sousa Neto, em 30 de novembro, através do processo nº  2600-082/2001, Angiquinho tornou-se um Sítio Arqueológico e Histórico, sendo um Patrimônio Histórico Cultural de Alagoas.

Atualmente o Sítio Arqueológico e Histórico de Angiquinho é administrado pela CHESF (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco).

Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.