Sem data definida para retomada das atividades econômicas em Alagoas, Governo discute proposta e protocolos sanitários

Medidas foram debatidas na tarde dessa terça-feira (02) entre o Governo do Estado e setores do comércio, serviço e trade turístico
Medidas foram debatidas na tarde dessa terça-feira (02) entre o Governo do Estado e setores do comércio, serviço e trade turístico Divulgação
Ainda sem data estabelecida para acontecer, a retomada das atividades econômicas e a implantação de novos protocolos sanitários em Alagoas foram discutidas nessa terça-feira (02), em reunião por videoconferência entre o Governo do Estado e as entidades representativas das áreas do comércio, serviço e trade turístico alagoano.

Sob coordenação das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e Fazenda (Sefaz), Gabinete Civil e Prefeitura de Maceió, as medidas de funcionamento atenderão critérios extremos de segurança à população e se encontra, ainda, em fase de construção.

“É importante ressaltar que não existe data estabelecida para essa reabertura dos setores. Neste momento, a conversa com os segmentos que formam a economia alagoana é fundamental para apresentar detalhadamente o plano criado pelo GT e entender as necessidades de adaptação em cada setor. Tudo será feito no tempo propício, com a máxima cautela, respeitando os protocolos sanitários e prezando pela saúde e proteção da população. Agora é hora de seguir com as recomendações do Governo do Estado, mantendo o isolamento social que vem sendo tão importante no combate a COVID-19. ”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito.   

Após a apresentação das propostas, os representantes das entidades foram orientados a elaborar sugestões e possíveis alterações que deverão ser discutidas posteriormente.

Para a definição dos planos de retomada, deverão ser observados a declaração de emergência em saúde pública de importância internacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 30 de janeiro de 2020, em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19); e os Decretos Estaduais publicados com as medidas necessárias para o enfrentamento à disseminação da doença.

A possibilidade de reabertura das atividades econômicas será definida a partir do atendimento às exigências estabelecidas pelos novos protocolos sanitários também elaborados pelos Grupos de Trabalho. Os documentos contam com obrigações específicas para cada segmento da economia e obedecem às recomendações determinadas pela Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

"É fundamental a participação da sociedade representativa, dos grupos econômicos, para que conjuntamente com o Governo do Estado possamos chegar num consenso de qual será a melhor maneira do retorno das atividades. E que tudo seja realizado de uma forma planejada, estruturada, organizada para gerar segurança aos cidadãos que irão aos estabelecimentos comerciais e empresariais, mantendo os devidos protocolos sanitários para garantir a saúde de todos e estimulando o restabelecimento das atividades produtivas no Estado", afirma o secretário da Fazenda, George Santoro.

Grupos de Trabalho

Os Grupos de Trabalho foram criados levando em consideração os impactos econômicos causados pela pandemia e a necessidade de estabelecer protocolos para o funcionamento dos setores produtivos após o período de distanciamento social, a fim de dar impulso à retomada das atividades econômicas, mas com medidas de extrema segurança à população alagoana. 

Por Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.