Batalhão de Polícia Ambiental completa 31 anos de atuação em Alagoas


Militares atuam na proteção da natureza
Imagem PM/AL
Há mais de três décadas, a Polícia Militar de Alagoas criou sua primeira unidade especializada dedicada ao trabalho em prol do meio ambiente: o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).Criado inicialmente com o nome de Companhia de Polícia Florestal em 05 de junho de 1989, Dia Mundial do Meio Ambiente, nascia o grupamento especializado com a missão de proteger a natureza alagoana. Em abril de 2001, a unidade passou a ser um Batalhão e deu continuidade com uma estrutura bem maior aos trabalhos de proteção da fauna e da flora.

O coronel da Reserva Remunerada, João Amorim, foi o primeiro oficial a estar à frente da especializada, ainda como Companhia de Polícia Florestal, e o coronel RR José Vitorino, o primeiro comandante do Batalhão, que passou a ter esta estrutura por força da lei estadual 6.230 de abril de 2001. Atualmente a Unidade Especializada está sob o comando do tenente-coronel Alexandre Saraiva.

"Fico muito feliz em estar comandando este batalhão que tem uma missão nobre de lutar contra o desmatamento, a poluição, a caça e a pesca ilegal de animais ou qualquer outro crime ambiental, além da missão constitucional da Polícia Militar. Gostaria de parabenizar a todos os militares que lutam em favor da natureza", afirmou o comandante do BPA, relembrando ainda o apoio dado pela unidade na reinserção do Mutum de Alagoas nas matas do Estado, em 2017.

Sobre a Unidade Especializada

Atualmente com um efetivo de 114 policiais militares, o Batalhão de Polícia Ambiental está situado na APA do Catolé e sempre participa de operações conjuntas, entre elas a FPI, coordenada pelo Ministério Público Estadual.

Ao BPA compete, além das atividades de policiamento ostensivo fardado e preservação da ordem pública, atuar na proteção e conservação do meio ambiente do Estado de Alagoas, conjuntamente com os órgãos e entidades legalmente competentes para atuar na defesa ambiental. Seu efetivo é constituído por Geógrafos; Biólogos; Engenheiros Florestais, Agrônomos e Ambientais, Veterinários, Zootecnistas, dentre outros especialistas, todos policiais militares imbuídos em apresentar uma nova percepção à sociedade quanto à utilização racional dos recursos naturais, ajudando a preservá-los para presentes e futuras gerações.

A unidade possui três lanchas de médio porte, uma lancha de grande porte (alto mar), e trêss jet skis, todos as embarcações utilizadas para o policiamento aquático. O Batalhão Ambiental interage ainda com as comunidades tradicionais de todo o Estado, através de ações educativas no Núcleo de Educação Ambiental, buscando sensibilizar no povo alagoano, o sentimento de responsabilidade com a preservação da natureza, patrimônio maior da humanidade.


Por Ascom PM/AL

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.