Rádio Comunitária de Delmiro Gouveia vira tema de TCC na UFAL Campus do Sertão

Ricardo Souza
O aluno de História Licenciatura do Campus do Sertão, Ricardo de Souza Vieira, escolheu como objeto de pesquisa para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), compreender a história da Rádio Comunitária Alternativa FM, de Delmiro Gouveia, por  tratar-se  um tema próximo a sua realidade, já que o mesmo faz parte da emissora e da sua história. Segundo ele, se trata de “uma história de luta que resultou em uma grande conquista”. O tema foi uma sugestão do Professor  Drº. José Vieira da Cruz, hoje Vice-reitor da UFAL, por ser algo próximo à realidade do aluno Ricardo de Souza Vieira.

“Ricardo fazia parte do grupo do MST (Movimento dos Sem Tema), então eu sugeri a história da rádio, por fazer parte dela,” comentou o Professor Drº. José Vieira da Cruz na banca do TCC.

O TCC traz também a história da comunicação radiofônica de Alagoas e de Delmiro Gouveia:

 “ Delmiro Gouveia não tem uma história das rádios, então resolvi pesquisar, através de entrevistas, sobre as rádios de Delmiro Gouveia, buscando história que ocorre em  um espaço temporal que data de 1950 à 2008”,  comentou Ricardo de Souza Vieira.

O TCC está dividido em três capítulos: O primeiro capítulo fala das primeiras rádios de Alagoas, com destaque a Rádio Difusora de Maceió; O segundo capítulo fala da chegada das rádios em Delmiro Gouveia, com destaque o Sistema de Alto-falante PRPC, como a primeira difusora da cidade, e as rádios comunitárias que lutaram pela sua sustentabilidade no ar; O terceiro capítulo fala da história da Rádio Comunitária Alternativa FM, toda a trajetória até a sua legalização, destacando a Lei 9612/98 que regulamenta as RadCom.

O TCC Com o tema “A LUTA DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS NA CIDADE DO PIONEIRO: ALTERNATIVA FM, A PRIMEIRA RÁDIO COMUNITÁRIA LEGALIZADA DE DELMIRO GOUVEIA” foi defendido no dia 30 de janeiro de 2018, no Campus do Sertão, sala 20, às 15h30min, horário local. A banca examinadora foi formada pelos professores Me. Uílder do Espirito Santo Celestino (Orientador),  Drº. José Vieira da Cruz (Examinador) e o  Drº. Anderson as Silva Almeida (Examinador).


O TCC foi aprovado com nota 9,5, e se encontra disponível na biblioteca da UFAL Campus do Sertão, com cópia na Coordenação do curso de História.

Por Redaçao Blog Adalberto Gomes Noticias 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.