Missa homenageia Montagner em Canindé do São Francisco

Ato é realizado na prainha do município sergipano.Antes da missa artistas e ribeirinhos fizeram manifestações culturais.

Missa em homenagem ao ator Domingos Montagner é realizada na prainha de Canindé  (Foto: Erika Patrícia Fernandes Salgado Gomes )
Missa em homenagem ao ator Domingos Montagner é realizada na prainha de Canindé (Foto: Erika Patrícia Fernandes Salgado Gomes )

Centenas de pessoas participam na tarde desta quarta-feira (21) de uma missa em homenagem ao ator Domingos Montagner, na prainha do município de Canindé de São Francisco (SE), próximo ao local onde ele morreu arrastado pelas correntezas do Rio São Francisco na última quinta-feira (15).

O ato conta com a participação de fãs, vaqueiros, pescadores, artistas circenses e de teatro, que desde o final da manhã realizam manifestações culturais no local para destacar o trabalho do ator nas novelas Cordel Encantado e Velho Chico, ambas gravadas na região.

Durante as apresentações artistas vestidos de cangaceiros dançaram ao som do xaxado, ritmo nordestido que Domingos aprendeu a dançar na comunidade. "Domingos não merece choro. Ele merece toda a alegria que ele representava no palco", disse o ator Fabio Moura.


População ribeirinha se prepara para homenagem ao ator Domingos Montagner (Foto: Fernando Petrônio/TV Sergipe)
População ribeirinha se prepara para homenagem ao ator Domingos Montagner (Foto: Fernando Petrônio/TV Sergipe)
 
“Domingos sempre será lembrado pelo nosso povo porque se tornou um de nós. Ele interpretou dois papeis emblemáticos da nossa região, o cangaceiro na novela Cordel Encantado e o vaqueiro em Velho Chico. Além de talentoso, tinha um carisma e simplicidade admiráveis”, explicou o turismólogo Genilson Aragão, um dos organizadores do evento.

Segurança no local

A Prefeitura de Canindé do São Francisco (SE) sinalizou a prainha com placas avisando sobre o perigo da correnteza e boias foram colocadas no rio, salva-vidas também estavam na região.
Segundo o prefeito do município, Heleno Silva, a iniciativa faz parte de um projeto de segurança. “Nós aceleramos a sinalização para esse evento que acontece hoje”, afirma o prefeito.

Como foi o acidente

O ator gravou cenas da novela Velho Chico na parte da manhã de quinta. Após o término da gravação, ele almoçou e, em seguida, foi tomar um banho de rio, acompanhado da atriz Camila Pitanga. Durante o mergulho, não voltou à superfície. Camila avisou a produção, que iniciou imediatamente a procura pelo ator.

Camila Pitanga, que estava com o ator quando ele foi arrastado pela correnteza, descreveu o acidente para a polícia. Segundo ela, os dois foram até uma pedra e mergulharam no rio. Depois, ela notou que havia muita correnteza e avisou Montagner. Eles nadaram de volta para a pedra, Camila chegou primeiro e tentou duas vezes segurar na mão do ator. Mas a correnteza o arrastou.

Segundo o delegado Antônio Francisco Filho, os atores queriam mergulhar em um local mais tranquilo. “Eles acharam que era seguro, mas, na verdade, era um dos mais perigosos para o banho. Esta é uma parte do rio em Canindé que não é comum ser utilizada pelos banhistas”, afirmou.
Mais de 50 pessoas do Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar, Grupamento Tático Aéreo (GTA), composta por um helicóptero e um avião bimotor, além de uma equipe de mergulhadores, participaram das buscas pelo ator.

As equipes de buscas localizaram o corpo do ator preso nas pedras, a 18 metros de profundidade e a 320 metros da margem, da prainha de Canindé de São Francisco – que fica na divisa entre Sergipe e Alagoas, onde foi visto pela última vez.

Grupo teatral se apresenta na orla da prainha de Canindé do São Francisco  (Foto: Priscilla Bitencourt/TV Sergipe)
Grupo teatral se apresenta na orla da prainha de Canindé do São Francisco (Foto: Priscilla Bitencourt/TV Sergipe)
Artistas de circo se preparam para homenagem  (Foto: Fernando Petrônio/TV Sergipe)
Artistas de circo se preparam para homenagem (Foto: Fernando Petrônio/TV Sergipe)
Grupo de cangaceiros também participa da homenagem ao ator  (Foto: Fernando Petrônio/TV Sergipe)
Grupo de cangaceiros também participa da homenagem ao ator (Foto: Fernando Petrônio/TV Sergipe)
Sinalização foi instalada na prainha de Canindé do São Francisco (Foto: Carla Suzanne/TV Sergipe)
Sinalização foi instalada na prainha de Canindé do São Francisco (Foto: Carla Suzanne/TV Sergipe)


Mapa Prainha de Canindé de São Francisco (Foto: G1)

Domingos Montagner e Camila Pitanga como os personagem Santo e Tereza, durante gravações da novela 'Velho Chico' (Foto: Caiuá Franco/TV Globo)
Domingos Montagner e Camila Pitanga como os personagem Santo e Tereza, durante gravações da novela 'Velho Chico' (Foto: Caiuá Franco/TV Globo)

Perfil
O ator paulistano começou sua carreira artística trabalhando no teatro e em circos. Ele atuou em 13 programas de TV, entre séries e novelas, além de nove filmes. Entre os papéis de destaque estão o Capitão Herculano Araújo de "Cordel Encantado" (2011) e o presidente Paulo Ventura de "O brado retumbante" (2012), seu primeiro protagonista.

Ele também chamou atenção como o Zyah de "Salve Jorge" (2012) e o João Miguel de "Sete Vidas (2015). Montagner contou, em seu site oficial, que iniciou sua carreira no teatro, através do curso de interpretação de Myriam Muniz, e no Circo Escola Picadeiro.

Em 1997, formou o Grupo La Mínima, com Fernando Sampaio. A Noite dos Palhaços Mudos, de 2008, lhe rendeu o Prêmio Shell de Melhor Ator. Em 2003, criou o Circo Zanni, do qual foi diretor artístico.
O primeiro papel na TV foi no seriado "Mothern" (2006), do GNT, canal da TV por assinatura. A estreia na Globo foi também em seriados: "Força Tarefa", "A Cura" e "Divã". A primeira novela, "Cordel Encantado", foi em 2011. No ano seguinte, estreou no cinema, com uma participação no longa "Gonzaga - de Pai Pra Filho", de Breno Silveira.

Confira o vídeo da homenagem.
Por G1

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.