Memorial do TJ terá processos sobre Delmiro Gouveia

 
  (Foto: TJ/AL- Caio Loureiro)

Como parte dos trabalhos para a conversão do prédio histórico do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) em um memorial, o presidente Washington Luiz Damasceno Freitas recebeu, nesta segunda-feira (15), o historiador Edvaldo Nascimento, vereador do Município de Delmiro Gouveia, que sugeriu a inclusão de processos judiciais referentes à vida do empreendedor e industrial que dá nome à cidade.

“Temos um prédio histórico do Tribunal onde já funcionou a sua composição Plena e as Câmaras, mas que neste instante está desativado. Queremos retomar as atividades desse prédio tão belo e sugestivo para o Estado de Alagoa", explicou o desembargador Washington Luiz.
O historiador Edvaldo Nascimento frisou que há, pelo menos, dois processos em poder do Tribunal com grande importância histórica.

Um deles é de 1917, uma ação criminal sobre a morte de Delmiro, e outro de 1925, sobre a disputa para garantir o funcionamento de uma fábrica e o direito dos herdeiros do empreendedor.


























“Delmiro Gouveia é um ícone da história do Nordeste do Brasil”, ressaltou Edvaldo Nascimento.
 Também participou da reunião o juiz Claudemiro Avelino, que é membro da Comissão de Gestão Documental do Judiciário e participa do desenvolvimento do memorial.

“Essas informações reúnem, dentro do acervo que se quer montar, um mote muito importante para a nossa história”, disse Claudemiro sobre os processos.


Por: 7 Segundos

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.