Nos 30 anos do Museu Regional de Delmiro Gouveia, Padre Eraldo anuncia que museu será repassado pelo Grupo Carlos Lyra ao município

Imagem Adalberto Gomes
Nos 30 anos de fundação do Museu Regional de Delmiro Gouveia, o prefeito Padre Eraldo (PSD) anunciou na inauguração do Memorial Delmiro Gouveia,  ocorrido durante a festa de Emancipação Politica do município de Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas, na última quinta-feira, 14, que o museu será repassado pelo Grupo Carlos Lyra ao município. Ainda durante o seu discurso, o prefeito disse que precisa de pelo menos R$ 200 mil reais para revitalizar o Museu.

Fundado   em 20 de fevereiro de 1989, o Museu Regional de Delmiro Gouveia, um dos patrimônios histórico e cultural, do município, fica localizado no centro da cidade e completa nesta quarta-feira, 20  de fevereiro,  30  anos de fundação. 

Imagem Adalberto Gomes
O Museu conta com  acervo histórico e cultural,  com objetos, fotografias e documentos que contam a história de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, o pioneiro, que chegou no sertão de Alagoas  em 1903 e transformou a região com a construção  da  Usina de Angiquinho, Fábrica Companhia Agro-Fabril Mercantil, indústria para fabricação de linhas para costura e a   Vila Operária.

No Museu estão também antigas peças da Estação Ferroviária, que fez parte da   linha: A E. F. de Paulo Afonso, que foi construída por ordem do Imperador Dom Pedro II, entre 1881 e 1883, como o Eixo Motor, Bomba, Bomba a Vapor, Caldeira do Trem, Filtro e a Locomotiva, além de objetos históricos que contam um pouco da vida de Delmiro Gouveia, como aparelho de telégrafo, projetor de filmes, fotos da Fábrica da Pedra e da Hidrelétrica de Angiquinho e documentos históricos.

Ainda durante o discurso, Padre Eraldo anunciou também que a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) irá repassar para o município o Sítio Arqueológico e Histórico da Usina Hidrelétrica de Angiquinho.

A usina  hidrelétrica fica  localizada na  margem alagoana da cachoeira de Paulo Afonso. As obras iniciaram-se no ano de  1911, dois anos depois em 1913  foram concluídas. A usina foi inaugurada em 26 de janeiro de 1913. Este ano, completou 106 anos, sendo um marco histórico e cultural do município.

Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias

Um comentário:

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.