Museu Regional de Delmiro Gouveia completa 30 anos de fundação nesta quarta-feira, 20
![]() |
Imagem Adalberto Gomes |
O Museu Regional de Delmiro Gouveia, um dos patrimônios histórico e cultural, localizado no centro da cidade, completa nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, 30 anos de fundação.
O Museu foi inaugurado no dia 20 de fevereiro de 1989, e tem um acervo histórico e cultural, com objetos, fotografias e documentos que contam a história de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, da Fábrica da Pedra e da Usina de Angiquinho.
No Museu estão também antigas peças da Estação Ferroviária, como o Eixo Motor, Bomba, Bomba a Vapor, Caldeira do Trem, Filtro e a Locomotiva, além de objetos históricos que contam um pouco da vida de Delmiro Gouveia, como aparelho de telégrafo, projetor de filmes, fotos da Fábrica da Pedra e da Hidrelétrica de Angiquinho e documentos históricos.
O prédio do Museu, uma antiga estação, fazia parte da antiga linha: A E. F. de Paulo Afonso, que foi construída por ordem do Imperador Dom Pedro II, entre 1881 e 1883, para evitar o trecho não navegável do rio São Francisco de forma a carregar as mercadorias pela margem esquerda do rio nesse trecho.
Atualmente, o Museu pertence ao Grupo Carlos Lyra, e é administrado pela Prefeitura, mas conforme o prefeito Padre Eraldo (PSD), o Museu será repassado para o município. O anúncio foi durante a inauguração do Memorial Delmiro Gouveia, ocorrido durante a festa de Emancipação Política do município de Delmiro Gouveia, na última quinta-feira, 14. Ainda durante o anúncio, o prefeito disse que precisa de pelo menos R$ 200 mil reais para revitalizar o Museu.
Os moradores de Delmiro Gouveia e visitantes podem visitar o Museu que funciona todos os dias, das 9h às 17h30.
Imagens Adalberto Gomes Notícias
Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias
Nenhum comentário