Museu Regional de Delmiro Gouveia completa 30 anos de fundação nesta quarta-feira, 20



Imagem Adalberto Gomes
O Museu Regional de Delmiro Gouveia, um dos patrimônios histórico e cultural, localizado no centro da cidade, completa  nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, 30  anos de fundação.

O Museu foi inaugurado  no dia  20 de fevereiro de 1989, e  tem um acervo histórico e cultural, com  objetos, fotografias e documentos que contam a história de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia,  da Fábrica da Pedra e da Usina de Angiquinho.

No Museu estão também antigas peças da Estação Ferroviária, como o Eixo Motor, Bomba, Bomba a Vapor, Caldeira do Trem, Filtro e a Locomotiva, além de objetos históricos que contam um pouco da vida de Delmiro Gouveia, como aparelho de telégrafo, projetor de filmes, fotos da Fábrica da Pedra e da Hidrelétrica de Angiquinho e  documentos históricos.

O prédio do Museu, uma antiga estação, fazia parte da antiga  linha: A E. F. de Paulo Afonso, que foi construída por ordem do Imperador Dom Pedro II, entre 1881 e 1883, para evitar o trecho não navegável do rio São Francisco de forma a carregar as mercadorias pela margem esquerda do rio nesse trecho.

Atualmente, o Museu pertence ao Grupo Carlos Lyra, e é administrado pela Prefeitura, mas conforme o prefeito Padre Eraldo (PSD), o Museu será repassado para o município. O anúncio foi durante a  inauguração do Memorial Delmiro Gouveia,  ocorrido durante a festa de Emancipação Política do município de Delmiro Gouveia,  na última quinta-feira, 14.  Ainda durante o anúncio, o prefeito disse que precisa de pelo menos R$ 200 mil reais para revitalizar o Museu. 

Os moradores de Delmiro Gouveia e visitantes podem visitar o Museu que  funciona todos os dias, das 9h às 17h30.

 Imagens Adalberto Gomes Notícias





Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.