Escola Estadual de Arapiraca aprova 38 alunos em universidades públicas

Escola Quintella Cavalcanti comemora resultado
Escola Quintella Cavalcanti comemora resultado Foto: Davi Salsa
Mantendo o alto índice de aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Escola Estadual José Quintela Cavalcanti, em Arapiraca, teve 38 de seus alunos concluintes aprovados na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e na Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Simulados, aulões e comprometimento tanto dos professores, quanto dos estudantes são elementos da fórmula que resultou num alto número de aprovados, fruto que a unidade vem colhendo desde 2011.

O estudante Pedro Henrique Sousa, 1º lugar no curso de Letras na Ufal com 746 pontos, conta que viu a lista de aprovados na sala de aula, junto com os amigos. “De primeira fiquei sem reação, estava tremendo e o pessoal começou a fazer graça para eu relaxar um pouco”, diz Pedro. A vontade de ser pesquisador e o amor pela área da linguagem fez com que o garoto optasse por cursar Letras.

“Sei que fui o principal responsável por minha aprovação, mas os professores foram de grande ajuda – tiravam dúvidas, resolviam questões conosco, faziam simulados, tudo em prol do nosso conhecimento e do aumento da chance de passarmos no vestibular. Escolhi Letras porque me interesso desde novo por literatura e linguagem. Andei olhando a grade curricular e passei a acreditar ainda mais que fiz a escolha certa. Quero participar de um projeto de pesquisar e, quem sabe, seguir a carreira acadêmica”, conta Pedro Henrique.

Uma paixão antiga

Maria Luciemilly Santana foi uma das aprovadas no Enem, em 1º lugar como cotista de estudante de escola pública, no curso de Engenharia Florestal da Ufal, com 626 pontos. A, agora, ex-aluna garantiu estar ansiosa enquanto aguardava o resultado. Apesar da ansiedade aflorada no momento de verificar a lista de aprovados no curso escolhido, Luciemilly encontrava-se confiante de que o esforço realizado durante o ano, dividindo-se entre a Quintela Cavalcanti e um cursinho pré-vestibular, seria recompensado.

“Enquanto ainda estava no Ensino Fundamental, meu interesse para o meio ambiente foi despertado. Quando ingressamos no Ensino Médio, o Enem se torna um dos focos dos alunos, e nessa época começamos a pensar no que gostaríamos de estudar na universidade. Como já tinha a bagagem ambiental desde o Fundamental, decidi ainda no 1º ano a área que queria seguir”, comenta Luciemilly.

O interesse pelo meio ambiente é antigo e, enquanto ainda cursava o Fundamental, já lhe rendeu frutos. Unida com uma amiga, Ana Beatriz, Luciemilly criou um blog voltado para a temática ambiental e o trabalho ficou em primeiro lugar numa premiação realizada pela Escola Estadual Adriano Jorge, também de Arapiraca.

Um trabalho de anos

O grande número de aprovados é resultado de um trabalho continuado no ambiente escolar, segundo o diretor-geral da unidade, José Antônio dos Santos. O diretor-geral diz ainda que o comprometimento dos estudantes com a educação é um fator diferencial e decisivo para que haja altas taxas de aprovação.

“Desde 2011 nossa escola vem tendo um número muito bom de aprovados no Enem e outros vestibulares. Estamos priorizando ainda mais a sala de aula. Além disso o corpo docente e de funcionários é muito comprometido. Promovemos os chamados aulões aos sábados, simulados e outros projetos durante o ano letivo. Temos nossos problemas, como toda escola pública. Mas não nos abatemos. São mais de 2000 alunos altamente comprometidos com a aprendizagem”, relata José Antônio.

Santos comenta também que o apoio que recebe da 5ª Gerência Regional de Educação (Gere) é fundamental para o bom andamento do ano letivo. “A atual equipe da 5ª Gere atua de forma fantástica, democrática e muito profissional. Eles são parceiros de todas as horas”, completa o gestor.

Além dos 38 estudantes aprovados em universidades públicas, cinco outros alunos foram aprovados em faculdades particulares, o que totaliza 43 aprovados.

 Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.