Nove cidades de Alagoas estão sem agências bancárias

Unidades que foram alvos de ações criminosas estão fechadas. População está prejudicada porque precisa viajar para fazer transações bancárias.
Imagem Gazeta de Alagoas
Os caixas eletrônicos de agências do interior têm sido alvos frequentes dos bandidos. E com as explosões, algumas cidades ficam sem os bancos, o que atinge diretamente os moradores, que precisam viajar até outros municípios para sacar dinheiro.

A única agência bancária da cidade de Colônia Leopoldina ainda está em reforma. Ela foi alvo da ação de bandidos em outubro do ano passado. Os criminosos explodiram os caixas eletrônicos e o estrago no prédio foi grande. Desde então, o banco deixou de abastecer os equipamentos, e saques e depósitos não podem mais ser feitos.

Para fazer saques os moradores do município precisam viajar outras cidades. Com isso, quem também tem sofrido bastante com essa situação são os comerciantes.

''Os funcionários da prefeitura estão recebendo, mas como para isso é preciso ir até o banco em outra cidade, lá mesmo eles fazem a feira. Se o banco no abrir vou ter que demitir alguns funcionários daqui'', relata o comerciante Ulisses de Lima.

A gestão municipal diz que também tem perdido muito dinheiro com esse problema. Por isso, a prefeitura cobrou da superintendência do Banco do Brasil que a reforma seja mais rápida.

Em cidades pequenas como Colônia Leopoldina geralmente só existe uma única agência bancária e por isso quando elas são assaltadas, toda a população termina sendo prejudicada.

Um levantamento feito pelo Sindicato dos Bancários de Alagoas mostra que somente o Banco do Brasil tem 9 agências que não estão funcionando como deveriam. Além de Colônia Leopoldina, as agências de Quebrangulo, Campo Grande, Maravilha, Cacimbinhas e Pão de Açúcar estão sem fazer saques e depósitos.

A situação é ainda pior nas cidades de Mata Grande, Olivença e Major Izidoro, onde as agências bancárias estão fechadas.

O Sindicato dos Bancários afirma que os bancos estão exigindo como condição para a reabertura das agências que os municípios também façam investimentos em segurança.

''Tem prefeituras que precisam colocar câmeras nas ruas. Alguns itens de segurança que se cobra do setor público. Porém, esse é um jogo de empurra'', relata Jairo França.

Na cidade de Flexeiras o único terminal de atendimento que inclusive funcionava na prefeitura foi explodido há dois anos. A prefeitura fechou o local com uma parede. Assim, para fazer saques, a população tem que ir a outras cidades ou usar os correios e casas lotéricas. Mas os moradores reclamam que nos correios e nas lotéricas há limitação de valor.

Justificativas

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) disse os bancos trabalham com estreita parceria com governos, polícias e o judiciário no combate a criminalidade. E que a abertura de cada agência é de responsabilidade de cada banco.

O Banco do Brasil informou que a administração tem interesse de retomar o funcionamento dos 9 agências em Alagoas, mas não tem prazo para isso acontecer.

Por G1/AL

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.