Instituto de Identificação de Alagoas lança serviço on-line para reimpressão de RG

Mais de 1 milhão de pessoas em todo o Estado estão habilitadas a utilizar o novo serviço
Mais de 1 milhão de pessoas em todo o Estado estão habilitadas a utilizar o novo serviço Ascom Perícia Oficial

Buscando alternativas seguras de desburocratizar o atendimento à população, o Instituto de Identificação de Alagoas, lançará na próxima quinta-feira (13), um serviço inédito no Estado.  A novidade que recebeu o nome de RG On-line permitirá a solicitação da reimpressão de carteiras de identidades que tenham sido emitidas nos últimos 5 anos.

A novidade, divulgada pelo Superintendente do órgão, Roney Presbítero, estará disponível no link serviços eletrônicos do Instituto de Identificação no site da Perícia Oficial, www.periciaoficial.al.gov.br. Ele explicou que o serviço funcionará por meio de uma plataforma digital, onde o cidadão, de forma simplificada, célere e segura, fará a solicitação da reimpressão do RG, sem precisar ir até um dos postos de atendimento. 

Apenas a retirada do documento acontecerá de forma presencial, na sede do Instituto. E para evitar fraudes, apenas o próprio titular poderá fazer retirada do RG quando a mesma estiver pronta, mediante agendamento eletrônico e conferência biométrica das impressões digitais.  

Roney explicou que o serviço irá proporcionar ao cidadão a comodidade de fazer a solicitação da Carteira de Identidade (RG) através de qualquer dispositivo eletrônico, conectado à Internet. Mas, para isso, o solicitante precisa possuir todas as biometrias (imagem da face, impressão digital e assinatura) cadastradas no sistema de identificação civil do órgão estadual.

“Ao acessar a página, o usuário deverá clicar no ícone RG-Online e preencher o pedido com os dados obrigatórios que serão solicitados. No final do atendimento, o sistema gera um boleto para pagamento da taxa no valor de R$26,97. Após a confirmação do pagamento,  é que a carteira deverá ser reimpressa no prazo de 5 dias úteis”, disse o superintendente do Instituto de Identificação.

Roney Presbítero explicou que não se trata de uma segunda via do documento, e sim a reimpressão da carteira de identidade que apresentará a mesma data de expedição da última via solicitada, acrescida da data do novo pedido. Mais de 1 milhão de pessoas em todo o Estado estão credenciadas a usar o novo serviço, que visa agilizar o atendimento, evitando aglomerações nos postos.

“Realizamos um estudo profundo para trazer alternativas no atendimento à população no retorno das atividades nesse novo normal, pós pandemia da Covid-19. Por isso, estamos muito felizes em poder oferecer esse novo serviço à população que permitirá sem burocracias e de forma segura a reimpressão do RG”, destacou.

Interessados em fazer alterações de nome de solteiro para casado, de casado para divorciado, ou outros tipos de correções, o procedimento continua sendo ainda por meio da emissão da 2º via de forma presencial, cujo atendimento é feito através do agendamento eletrônico. O mesmo acontece com os usuários cuja data de expedição da carteira de identidade, tenha ultrapassado, os cinco anos estipulados por essa nova modalidade.

 

Por Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.