Comarca de Mata Grande faz acordo em 75% dos casos na Semana da conciliação

 

Fórum de Mata Grande/Imagem Adalberto Gomes

A Vara única da Comarca de Mata Grande concluiu a Semana Nacional da Conciliação com 31 acordos firmados, de um total de 43 audiências pautadas, atingindo uma taxa de êxito de 75,6%. A Semana foi promovida pelo Conselho Nacional de Justiça em todo o Brasil, entre a segunda (30) e a sexta-feira (4).

De acordo com o magistrado Marcos Linhares, responsável pela unidade, houve um empenho de todos os servidores para cumprir todos os atos processuais, especialmente a intimação das partes, permitindo que os processos fossem pautados. 

O juiz enalteceu ainda a habilidade dos assessores, que atuaram como conciliadores, e colaboração do defensor público que trabalha na Comarca, Wagner de Almeida Pinto, que deu assistência e orientou as partes sobre a importância e os termos da conciliação.

Todas as audiências foram por videoconferência, mas foi facultada às partes que não possuem recursos tecnológicos comparecerem à chamada sala passiva do fórum, o que ocorreu em alguns casos.

“O uso da videoconferência foi uma ferramenta fundamental, pois possibilitou a realização de audiências entre pessoas que se encontravam fora do Estado, otimizando os procedimentos cartorários. Além disso, com o uso dessa tecnologia também foi possível o magistrado estar presente em todas as audiências, logo após o acordo, para proferir sentença homologatória, dando maior celeridade ao procedimento”, destacou Marcos Linhares.

Wagner de Almeida atribui o sucesso do evento ao espírito conciliatório das partes e todos os envolvidos, e também ressaltou as vantagens da videoconferência. “O meio virtual possibilitou conciliações em processos onde ela seria inimaginável, pela dificuldade da citação pessoal. Processos que tramitavam há anos, através da intimação virtual e presença virtual, tiveram conciliação”, disse o Defensor.

Por Assessoria / TJ-AL

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.