Alagoas Maior: Coopeapis em Piranhas/AL bate marca de venda de 5 toneladas de mel para doação

A Coopeapis bateu a marca de venda de 5 toneladas de mel que beneficiarão cerca de 1500 famílias de Piranhas
A Coopeapis bateu a marca de venda de 5 toneladas de mel que beneficiarão cerca de 1500 famílias de Piranhas Jonathan Lins Texto de Letícia Cardoso

A Cooperativa dos Produtos de Mel, Insumos e Derivados Apícolas (Coopeapis), integrante do programa Alagoas Maior do Governo do Estado, bateu a marca de venda de cinco toneladas de mel que beneficiarão cerca de 1500 famílias do município de Piranhas, no Sertão de Alagoas. A ação, que faz parte do projeto de compra para doação simultânea da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), resultou em mais de R$ 79mil de comercialização para o grupo, garantindo capital de giro e possibilidade de compra de novos produtos.

Localizada no distrito de Piau de Piranhas, a Coopeapis possui 110 cooperados. O grupo é atendido pela Superintendência de Desenvolvimento Setorial e Regional (Suder), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), que, em parceria com o Sebrae, coordena o programa Alagoas Maior visando a otimização de produtos e abertura de novos mercados para o negócio.

Em 2019, a produção do cooperativa chegou a 96 quilos de mel por colmeia - na época contavam com um total de 60 colmeias. O resultado expressivo também significa um esforço maior para vender a quantidade produzida pelo grupo e, por isso, a venda para o projeto através na Conab é tão importante nesse momento, como destaca a secretaria da Cooperativa, Paula Alves.

“Com essa venda nós conseguimos escoar o que tínhamos dos cooperados e ajudar mais as famílias, tanto as que produzem, quanto as que receberão a distribuição. Esse projeto de doações foi lançado em 2019 e esse ano conseguimos participar dele. Está sendo importantíssimo pra gente. Temos vendido bem na loja, mas nunca uma quantidade como essa. Agora vamos produzir mais”, explica a secretária da cooperativa.

Com o Alagoas Maior, os grupos atendidos passaram a receber consultorias de boas práticas e segurança alimentar, de forma a melhorar o produto desde a fabricação até a entrega para as vendas.

“Nós ficamos muito felizes com esses resultados, que são frutos de todo o esforço que eles fazem para aprimorar as técnicas e alavancar as vendas. Queremos, cada vez mais, ver esses negócios crescerem e alcançarem novos mercados”, pontua Giselle Mascarenhas, superintendente de Desenvolvimento Setorial e Regional da Sedetur.

O Alagoas Maior

O programa Alagoas Maior atua prioritariamente em três regiões do estado e abrange cinco atividades produtivas, em 46 municípios. As ações são desenvolvidas em 30 grupos coletivos (entre associações e cooperativas), impactando diretamente 2.180 empreendedores e indiretamente cerca de 10.900 pessoas.

Por Agência Alagoas 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.