Com poema, Maestro Bacalhau faz homenagem aos 156 anos de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia

Maetro Bacalhau/Imagem Fábio Guedes
Nesta quarta-feira, 05,  é comemorado a  data de aniversário do cearense Delmiro Augusto da Cruz Gouveia que se estivesse vivo  completaria 156 anos de idade. Ele nasceu no dia  05 de junho de 1863, na Fazenda Boa Vista, no município de Ipú, no Ceará. Em 1903,  Delmiro Augusto da Cruz Gouveia veio para o sertão de Alagoas e  adquiriu a Fazenda da Pedra, no Povoado da Pedra, hoje cidade de Delmiro Gouveia. Com seu olhar visionário, transformou a região, com a construção de uma usina hidrelétrica, fábrica, escola, cinema e uma vila operária. 

E para homenagear o visionário Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, o Maestro Bacalhau fez um poema  intitulado "Delmiro Gouveia um pouco da sua história".

Confira o poema

Delmiro Gouveia um pouco da sua história

"Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, este homem que fez história, nascido lá em Ipú, pois não me sai da memória.

No dia 05 de junho de 1863, foi quando ele veio ao mundo, isso é um fato eu sei.

Se dirigindo para cá, para as bandas do meu sertão, foi visitar a cachoeira e sentiu logo emoção.

Foi quando ele pensou com todo a sua ousadia, vou realizar o meu sonho que é gerar energia, e foi com essa energia gerada no meu sertão  que fez a indústria de linhas, a primeira da região, a  Agro Fabril Mercantil, a nossa linha estrela que foi para nós sertanejos a abolição da pobreza.

Delmiro botou em prática o que no pensamento tinha, tinha cinema e teatro, além da indústria de linhas.

O que ele fez não tem preço que nós possamos pagar, pois só nos resta agora a sua história contar.
Com tanta sabedoria causou incomodação,  até hoje não se sabe de fato  qual a razão, porque tiraram a vida daquele que veio somar, com três disparos certeiros a sua vida ceifar.

Contudo não conseguiram o seu  projeto parar, pois depois deste homem outros vieram para cá.

Novos Delmiros também com dedicação,  buscando melhores dias para a nossa população.

Com tanto tempo passado,  me coloquei a pensar, existem coisas na vida que vale salientar, hoje eu estou escrevendo lembrando do visionário, esse homem guerreiro, que foi também operário.

14 de fevereiro, esta data estar  na história, 1954, o ano da nossa glória, Água Branca eu não esqueço da nossa filiação, mas é chegado o dia da nossa Emancipação.

65 anos passaram e estou aqui para contar,  e temos muitos motivos para juntos comemorar.

A cidade estar em festa,  com muita paz e união e é o aniversário de Delmiro, princesinha do sertão.

Hoje foi inaugurado um lindo Memorial,  e este é alusivo  ao Delmiro  industrial, foi mais do que merecido essa singela homenagem a aquele que é para nós, desbravador de coragem.

Falei de Delmiro homem e de Delmiro cidade, para todas as gerações reconhecer de verdade um pouco da nossa história, da nossa realidade.

E agora para terminar, um pouco de atenção, é com muita alegria e com muita emoção, queremos nossa Delmiro, a capital do sertão."  

O Maestro Bacalhau contribuiu muito com a construção da cultura delmirense, apesar de estar afastado das tarefas do município, mas procura sempre estar buscando fazer algo voltado a nossa cultura para incentivar ainda mais os nossos munícipes. Por vários anos foi Maestro da Orquestra  Tenente José Nicácio de Souza.

Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.