Defesa Civil de Sergipe alerta para riscos após aumento da vazão do Rio São Francisco

Imagem Adalberto Gomes
O Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe (Depec-SE) emitiu um alerta esta semana para todas as Defesas Civis Municipais a fim de informar o risco de alagamento, em decorrência do aumento da vazão do Rio São Francisco, na altura da Usina Hidrelétrica de Xingó.

A Depec lembrou do comunicado da Chesf, que aconteceu na última segunda (21) e que propôs a alteração na operação da Hidrelétrica. O objetivo da ação é promover condições mais seguras para o suprimento de energia elétrica, notadamente na Região Nordeste.

O diretor da Defesa Civil, coronel Alexandre José, ressaltou que a medida é importante, mas que preocupa porque em 2018 foi praticada uma vazão entre 550 e 600 m³ de água por segundo. Agora essa há possibilidade de, em algum momento, dobrar essa vazão para 1.100 m³/s.

“É fato que o Rio São Francisco estava com um volume reduzido, mas com o dobro da vazão praticada no ano passado, pode ser que algumas comunidades tenham ocupado espaços que a água atinja com essa alteração”, explica o responsável.

Conforme explica a Chesf no documento, a alteração da operação da Usina ocorrerá nas situações em que houver redução de geração eólica na Região Nordeste – portanto, a qualquer tempo.

Por isso, a recomendação do Depec é que as Defesas Civis dos municípios que estão localizados no Baixo são Francisco façam a averiguação das comunidades nos locais onde haja risco de a água ocupar seu lugar de origem, para que se tenha tempo hábil de realizar ações preventivas.

Neste sentido, o próprio documento ressalta a “importância da não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio”.

Por Ascom  Depec-SE

2 comentários:

  1. Gente e a qualidade da água como esta, estou preocupada pq mesmo que compre água para bebe, teremos que usar a da torneira para banho e cozinha, não vejo ninguém falar na questão da qualidade da agua!
    .

    ResponderExcluir
  2. Gente e a qualidade da água como esta, estou preocupada pq mesmo que compre água para bebe, teremos que usar a da torneira para banho e cozinha, não vejo ninguém falar na questão da qualidade da agua!
    .

    ResponderExcluir

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.