Começa na Santa Casa de Maceió o transplante de coração que pode salvar mãe que adquiriu doença durante parto

A alagoana Ana Karolina Gama de Moares - Arquivo Pessoal
O centro cirúrgico da Santa Casa de Maceió está sendo palco neste instante de mais um transplante de coração em Alagoas. Ana Karolina Gama de Moraes Correia, de 29 anos, está recebendo o coração de um homem de 31 anos, vítima de acidente vascular cerebral.

O que mais chama a atenção neste transplante é que a paciente é portadora de miocardiopatia periparto, doença autoimune rara adquirida durante o parto.

Segundo o cirurgião cardíaco José Wanderley Neto, o procedimento deve durar cinco horas e toda logística envolveu 80 pessoas, incluindo a equipe da Central de Transplante e da Santa Casa de Maceió.

“O transplante de coração envolve um profundo conhecimento técnico sobre o assunto, o comprometimento dos profissionais envolvidos e uma estrutura hospitalar à altura. Agora, sem o gesto da família em autorizar o procedimento simplesmente não existiria o transplante”, acrescentou o especialista, alertando que metade das pessoas que estão na lista de espera acabam morrendo por falta de doador.

A própria paciente que está sendo beneficiada agora com o transplante estava sobrevivendo graças a um equipamento de assistência mecânica circulatória. Com expectativa de vida apenas de um ano, ao longo dos últimos meses quatro doadores já haviam mostrado compatibilidade, mas as famílias não autorizaram o transplante.

Cirurgião cardíaco José Wanderley Neto realiza transplante na Santa Casa de Maceió
Por Ascom Santa Casa de Maceió

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.