Header Ads

Produtores de Poço das Trincheiras recebem orientações sobre PAA

PAA Estadual vai beneficiar 1.875 agricultores de 78 municípios alagoanos, em todas as regiões do Estado, organizados por meio de associações e cooperativas.
PAA Estadual vai beneficiar 1.875 agricultores de 78 municípios alagoanos, em todas as regiões do Estado, organizados por meio de associações e cooperativas. Fotos: Ascom Seagri
Pequenos produtores rurais do município de Poço das Trincheiras participaram, nesta quinta-feira (21), da palestra promovida Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural e Sustentável (Emater) sobre o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos de Agricultores Familiares (PAA/AL). O evento foi uma parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.

Com investimentos estimados em R$ 15 milhões pelo Governo de Alagoas, o PAA Estadual vai beneficiar 1.875 agricultores de 78 municípios alagoanos, em todas as regiões do Estado, organizados por meio de associações e cooperativas.

Como informa o presidente da Emater, Elizeu Rêgo, os pequenos produtores rurais poderão vender sua produção a preço justo, onde aproximadamente 25 mil famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, passarão a receber os produtos por meio de instituições integrantes da rede socioassistencial.

Ministrada pela técnica da Emater, Patrícia Lane Marques, a palestra sobre o PAA mostrou aos pequenos produtores rurais como participar no PNAE, documentação, formulação de cardápio, elaboração de projetos e ainda como é feita a fiscalização pelo governo e por técnicos da prefeitura.

“A palestra serviu ainda para informar sobre quem pode participar do PAA e PNAE, os requisitos básicos, o passo a passo e edital”, afirma Patrícia Lane, técnica da Emater.

Para Renilmary Alenca, secretária municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Poço das Trincheiras, a palestra dirigida aos pequenos produtores rurais trouxe orientações muito importante, principalmente sobre a chamada pública.“O PAA estadual amplia o mercado para os agricultores familiares, contribui para o desenvolvimento social, passa a combater fome, gera emprego e renda”, assegura Renilmary.

Segundo ela, o PAA também vai possibilitar a comercialização direta de toda produção no município e na região, otimizando a venda dos produtos com garantia alimentar. “Estamos trabalhando no incentivo à produção, e junto à Emater, também vamos garantir assistência técnica aos pequenos produtores rurais”, garante a secretária municipal da agricultura de Poço das Trincheiras.

  Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.