Morre o escritor santanense José Peixoto Noya, o famoso “Barão”


O escritor e funcionário público aposentado José Peixoto Noya faleceu durante a noite de ontem, quinta-feira (25), após ter duas paradas cardíacas em Santana do Ipanema. O santanense de 72 anos estava internado na UTI do Hospital Regional Clodolfo Rodrigues de Melo, quando sofreu dois infartos do miocárdio e não resistiu.

Nossa reportagem tentou contato com familiares em busca de maiores informações sobre o velório e sepultamento do sertanejo, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos respostas.

Quem foi

José Peixoto Noya, também conhecido como “Zé Neto” ou “Barão” era filho de Darras Noya (figura que deu nome ao museu da cidade) e Marinita Peixoto Noya. Funcionário Público Federal, Noya trabalhou nos Correios, mas acabou se aposentando pelo extinto Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER), hoje Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes, (DNIT).

Ele era casado com a professora Maria Leônia Mendes Noya, da qual teve três filhas.
Em seu currículo como escritor, o Barão se destacou com a publicação de um livro que reunia várias de suas crônicas, intitulado “O Marechal que virou Major”, no qual contou causos de alguns de seus conterrâneos. Em julho de 2013 tomou posse na Academia Santanense de Letras Ciências e Artes (ASLCA), ocupando a cadeira de nº 06, cujo patrono é seu pai.

Fonte: Portal Maltanet

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.