Hemoal Arapiraca fecha nesta terça-feira (22) para manutenção e calibragem dos equipamentos

Hemoal Arapiraca vai funcionar normalmente para dispensar sangue aos hospitais e maternidades nesta terça (22)

A Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), localizada no Laboratório Municipal, não irá funcionar para coleta de sangue nesta terça-feira (22), em razão da manutenção e calibração dos equipamentos. Mas a liberação de hemocomponentes para os hospitais e maternidades vai ocorrer normalmente e a captação de doadores de sangue será retomada na quarta-feira (23), a partir das 7 horas.

Entretanto, a Unidade Maceió, situada na rua Drº Jorge de Lima, no bairro Trapiche, vai funcionar normalmente nesta terça-feira (22), das 7h às 18h. Paralelamente, no horário das 9h às 16h, no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares, será realizada uma coleta externa, com o propósito de assegurar que os voluntários da região possam se candidatar à doação de sangue.

“O papel do Hemoal Arapiraca, além de assegurar o sangue em quantidade necessária, é garantir a sua qualidade para atender a demanda transfusional. Para isso, periodicamente, realizamos a manutenção e calibração de nossos equipamentos, mantendo a excelência de todo o nosso processo de gestão, conforme determina a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, ressalta a supervisora do Hemoal Arapiraca, Aurélia Fernandes.

Critérios da Doação – De acordo com Portaria do Ministério da Saúde (MS), para se candidatar à doação de sangue, o voluntário deve ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 quilos, portar um documento de identificação com foto e estar usando máscara. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais, munidos dos documentos comprobatórios.

Ainda conforme o MS, é imprescindível que o candidato à doação de sangue não tenha contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos e que compareça ao Hemoal bem alimentado. No caso das gestantes e lactantes, não é permitida a doação e, quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, deve ser respeitado um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Coronavírus – Com relação ao candidato à doação de sangue que tenha sido infectado pelo novo coronavírus, há impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Quanto ao voluntário que teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, pode se candidatar à doação de sangue normalmente.

Já os voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19, devem aguardar um intervalo para doar sangue. Se o candidato à doação de sangue tomou a vacina CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas, mas se os imunizantes utilizados foram AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo aumenta para sete dias.

Por Ascom Sesau/AL

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.