Municípios alagoanos já iniciaram a busca pela nova remessa de vacinas

Desde sexta-feira (26), 28.540 doses de imunizantes já foram liberadas para 30 municípios alagoanos
Desde sexta-feira (26), 28.540 doses de imunizantes já foram liberadas para 30 municípios alagoanos Thiago Duarte Texto de João Victor Barroso

A nova remessa com 70.200 mil doses, sendo 41.600 da CoronaVac e 28.600 da AstraZeneca, foi enviada pelo Ministério da Saúde (MS) para Alagoas na última sexta-feira (26) e, desse total, 28.540 já foram liberadas para 30 municípios alagoanos. Os imunizantes estão acondicionados nas Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e em Arapiraca.

Os municípios estão fazendo a retirada das doses dos imunobiológicos CoronaVac e AstraZeneca desde a última sexta-feira (26). Além de Maceió, já receberam cotas das vacinas os municípios de Marechal Deodoro, Capela, Rio Largo, União dos Palmares, Campo Alegre, Cacimbinhas, Penedo, Igreja Nova, Água Branca, Delmiro Gouveia, Arapiraca, Coite do Nóia, Feira Grande, Piaçabuçu, Belém, Teotônio Vilela, Igaci, Lagoa da Canoa, Traipu, Maribondo, Jacaré dos Homens, Anadia, Pariconha, Barra de Santo Antônio, Roteiro, Santana do Mundaú, Messias, Satuba e Pilar.

O Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL) fez uma recomendação aos municípios, sem caráter obrigatório, que as doses de AstraZeneca sejam utilizadas para imunizar os idosos com 67 anos de idade, e as de CoronaVac aos idosos de 66 anos. Com exceção das cidades de Maceió e Arapiraca, que receberão apenas as vacinas de AstraZeneca para proteger os idosos de ambas as idades. Dessa forma, estão sendo distribuídas 40.440 doses para os 102 municípios alagoanos.

As doses recebidas também serão utilizadas para dar continuidade a campanha de vacinação dos trabalhadores da saúde com idades entre 45 e 49 anos, os quais respondem por 12,18% dos profissionais a serem vacinados. Para a imunização desses trabalhadores, com a 1ª dose da vacina, 5.080 doses da CoronaVac estão sendo distribuídas aos municípios.

Os municípios que mais receberão doses dessa nova remessa do MS foram as cidades de Arapiraca (3.080), Maceió (15.790), Palmeira dos Índios (1.130), União dos Palmares (860) e Penedo (850). O Ministério da Saúde já enviou 479.860 doses de vacinas contra o novo coronavírus para imunizar a população alagoana. Do total, já foram aplicadas 279.651 doses, sendo 223.501 referente à primeira dose e 56.150 referente à segunda dose.

Para fazer a retirada das vacinas e dos insumos, as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) devem solicitar as doses pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos e agendar, previamente, a retirada com a Central de Distribuição de Maceió, através do e-mail: redefrioalagoas@gmail.com. Para a Central de Distribuição de Arapiraca, o contato deve ser realizado pelo número 3530-0085 ou pelo e-mail: creadiarapiraca@gmail.com.

Por Agência Alagoas

 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.