Com a chegada da quadra chuvosa, Sesau alerta para aumento de doenças respiratórias

Para o secretário da Saúde, Alexandre Ayres, a população deve redobrar os cuidados, pois o período chuvoso aumenta os casos de doenças respiratórias e as internações
Para o secretário da Saúde, Alexandre Ayres, a população deve redobrar os cuidados, pois o período chuvoso aumenta os casos de doenças respiratórias e as internações Carla Cleto Texto de João Victor Barroso

Com o final do verão e o início do outono em 20 de março, a tendência é que volte a circular com maior intensidade os vírus que causam doenças respiratórias. Esse período acende o sinal de alerta e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a necessidade de a população evitar aglomerações. O descumprimento de normas de proteção contribui diretamente para potencializar a disseminação de doenças, como a Covid-19.

Segundo Hebert Charles Barros, superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, é justamente nesta virada de estação que começam a surgir, de forma natural, um maior número de doenças respiratórias. “É o momento em que vários vírus começam a circular, como da influenza, causador da gripe, e hoje também temos mais um vírus circulando, a exemplo do Coronavírus, que causa a Covid-19”, contextualiza o superintendente.

O momento, no entanto, requer ainda mais cautela. “Os casos de doenças respiratórias irão aumentar. É a hora de termos muito cuidado porque os casos irão aumentar, e o Carnaval, que antecede esse período da quadra chuvosa, será um ingrediente a mais para contribuir com a transmissão desses casos”, afirmou Hebert Charles Barros.

Prevenção – Mesmo sem as tradicionais festas carnavalescas, a população deve aproveitar o carnaval de maneira segura. “Precisamos barrar ao máximo os novos casos para não potencializarmos a disseminação dessas doenças mais à frente, em especial a Covid-19. Então, precisamos reforçar e fortalecer, junto à população, que use máscara, lembre do distanciamento social, evitando aglomerações, e não esquecer da higienização adequada das mãos com água e sabão ou o uso de álcool 70%”, reforçou o superintendente.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o período chuvoso traz preocupações e pode culminar na ocupação dos leitos exclusivos Covid-19 na rede hospitalar de Alagoas. “Nas últimas semanas estamos convivendo com um aumento na ocupação no número de leitos exclusivos para tratar pacientes que estejam infectados com a Covid-19. O período chuvoso é mais uma preocupação que temos, pois há uma tendência de as pessoas serem infectadas devido a algum vírus gripal. No entanto, seguimos tomando medidas para o contínuo enfrentamento da pandemia da Covid-19. Uma delas é a ampliação do número de leitos”, ressalta.

Por fim, o secretário reforça a necessidade de a população também fazer a sua parte, a exemplo de evitar aglomerações, uso de máscaras, higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel ou líquido 70°.

 Por  Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.