9º BPM realiza ação de prevenção ao câncer de próstata em Delmiro Gouveia

Imagem divulgação
Nesta quinta-feira (14), o 9º Batalhão da PM realizará uma ação de saúde para militares em alusão à campanha Novembro Azul, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de próstata.

A ação será desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Delmiro Gouveia e acontecerá na sede da unidade, localizada às margens da rodovia AL-105, no bairro Cidade Universitária, na cidade do Sertão Alagoano, a partir das oito horas da manhã.

Durante o evento, serão ministradas palestras com profissionais da área e oferecidos serviços como o agendamento de exames laboratoriais, coleta de sangue para realização do exame PSA livre e total para homens acima dos 40 anos, além de imunizações e testes rápidos para ao HIV/Sífilis.

O PSA é o exame que ajuda no diagnóstico de casos de câncer de próstata e outras outras doenças como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite. É importante saber que para a realização da dosagem existem algumas recomendações, entre elas, que o paciente não tenha feito exercício em bicicleta, andado de motocicleta ou ter praticado equitação nos últimos dois dias; e não tenha mantido relações sexuais com ejaculação nas últimas 48 horas.

Para ter acesso aos serviços é necessário que o militar seja residente no município de Delmiro Gouveia, mesmo que trabalhe em outra unidade da Corporação, ou até mesmo seja integrante de Coirmãs. É preciso estar munido do documento de identidade profissional e do cartão do Sistema Único de Saúde (Sus).

Por Ascom PM/AL

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.