Pão de Açúcar recebe relatório das ações da primeira infância

Documento apresenta um diagnóstico dos serviços de saúde, educação e assistência realizads pelo Governo do Estado no município
Documento apresenta um diagnóstico dos serviços de saúde, educação e assistência realizads pelo Governo do Estado no município (Fotos: Thiago Sampaio)
A primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, esteve no município de Pão de Açúcar, na quarta-feira (24), para entregar aos gestores públicos locais o Relatório de Ações do Programa da Primeira Infância de Alagoas. A visita foi acompanhada pelo prefeito Flávio Almeida, a articuladora municipal do programa, primeira-dama Luciana Mariano, secretários municipais, além da equipe estadual que cuida da primeira infância.

O documento apresenta um diagnóstico dos serviços de saúde, educação e assistência realizados pelo Governo do Estado junto aos agentes públicos das três áreas de Pão de Açúcar e junto às gestantes e pais de crianças de zero e seis anos. O relatório tem com objetivo subsidiar as políticas públicas que estão sendo implantadas pelo Programa da Primeira Infância.

De acordo com a primeira-dama Renata Calheiros, coordenadora do Comitê Estratégico da Primeira Infância, o diagnóstico permitirá a elaboração do plano de gestão focado.

“Para isso, as equipes especializadas em primeira infância do Estado estão atuando dentro dos municípios, levando capacitação, para que os gestores realizam o programa dentro dos melhores padrões do mundo, aplicados às peculiaridades de cada região”, afirmou Renata Calheiros.

Na avaliação da articuladora local do programa, Luciana Mariano, a base de dados trazida pela equipe do Governo do Estado possibilitará um trabalho mais aprofundado. “Com o relatório identificamos onde podemos melhorar no atendimento a nossas gestantes e crianças. Além disso, essa parceria com o Governo nos trás a visão da importância do trabalho de convergência entre as secretarias”, disse Luciana.

Durante a visita a Pão de Açúcar, o prefeito Flávio Almeida levou a equipe da primeira infância do Estado para conhecer as instalações da futura creche, que atenderá 240 crianças, entre 6 meses e 5 anos. O prefeito lembrou que essa será a primeira creche do município entregue com foco na visão de trabalho voltada à primeira infância.

As visitas de entrega do Relatório das Ações já aconteceram nas cidades de Pilar, Teotônio Vilela e Pão de Açúcar. Nas próximas semanas elas acontecerão nos municípios de Murici, São Luiz do Quitunde e Batalha, locais que fazem parte da primeira extensão do projeto.

A comitiva sempre é composta por técnicos da saúde, educação e assistência do Estado, nutricionistas do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), além do articulador intersetorial do Programa da Primeira Infância, Antônio Pinaud.

Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.