Em Pão de Açúcar/AL, populares resgatam animal após cair em fossa séptica
Populares resgatam animal que caiu em fossa asséptica em Pão de Açúcar. Foto: Fagno Pinto. |
Um fato inusitado aconteceu na tarde desta terça-feira, 24 no bairro Torre de Babel, periferia de Pão de Açúcar/AL. Uma mula foi resgatada por populares logo após cair em uma fossa séptica. O acidente com o animal expôs os perigos com os quais os moradores do bairro convivem diariamente.
O conjunto Residencial Zequinha Teófilo, conhecido por Torre de Babel, foi inaugurado em meados de 2008 e desde lá, nunca teve solucionado o grave problema do descarte dos rejeitos sanitários. A população do bairro triplicou nesses quase vinte anos e as medidas paliativas, como esgotamento, não são mais solução para o problema de saneamento básico na localidade.
A localização das fossas sépticas e a devida falta de manutenção, oferecem inúmeros riscos à saúde da população, que vão desde o perigo de desmoronamento da cobertura, como foi o caso de hoje, tanto quanto a contaminação por meio do contato com o chorume que vaza por suas paredes e através da proliferação por insetos, como ratos, baratas e mosquitos.
Segundo o proprietário da mula, Gilvan dos Santos, o animal é o xodó da família e que está em sua pose há cerca de 25 anos, já recebeu os primeiros atendimentos e será levada ao veterinário. “Estava deitado quando os colegas vieram me avisar que o meu animal havia caído na fossa, imediatamente fui socorrê-la. Isso nunca aconteceu, pois quando não está no cercado, fica amarrada ao lado de minha casa. Ela já está em minha pose há cerca de 25 anos e foi desesperador encontra-la naquela situação. Pensei até em entrar lá se fosse necessário”. Disse Gilvan.
Gilvan e sua mula após o resgate. Foto: Fagno Pinto |
Gilvan também alertou para os riscos que essas fossas representam para a comunidade. "Precisamos tomar providências, já pensou se fosse uma criança, ou até mesmo um adulto? Essa é uma situação absurda". Desabafou.
Vídeo
Imagens/Fagno Pinto
Adicionar legenda |
Por Blog do Fagno Pinto
Nenhum comentário