Santana do Ipanema/AL passa a contar com núcleo de apadrinhamento

Programa de apadrinhamento em Santana do Ipanema foi instituído pela 1ª Vara da Comarca.
Programa de apadrinhamento em Santana do Ipanema foi instituído pela 1ª Vara da Comarca.

A Comarca de Santana do Ipanema passa a contar, a partir desta quinta-feira (7), com um núcleo de apadrinhamento. O setor ficará encarregado de cadastrar pessoas e entidades interessadas em apadrinhar crianças e adolescentes que estão em acolhimento institucional no município.

Formado por profissionais da equipe multidisciplinar regional de Santana do Ipanema, o núcleo vai planejar, coordenar e supervisionar todas as atividades do programa de apadrinhamento. De acordo com o juiz Kleber Borba Rocha, da 1ª Vara da Comarca, o apadrinhamento contribui para que a criança e o adolescente formem vínculos externos à instituição em que estão acolhidos e se desenvolvam nos aspectos social, moral, cognitivo e educacional.

Há atualmente 18 crianças e adolescentes acolhidos em Santana do Ipanema. Ainda segundo o magistrado, são três as modalidades de apadrinhamento: a afetiva, a financeira e a de prestação de serviço. 

A afetiva consiste em proporcionar a experiência da convivência familiar às crianças acima de seis anos e aos adolescentes institucionalizados. Já a financeira consiste em conceder algum auxílio material ou financeiro à criança ou adolescente. "A pessoa interessada pode dar presente, contribuir com dinheiro ou pagar, por exemplo, um curso para o afilhado ou afilhada", explicou.

O apadrinhamento por prestação de serviço consiste na oferta de trabalho voluntário em benefício da criança e/ou adolescente. "O padrinho que é dentista, cabeleireiro ou pediatra, por exemplo, pode atender de forma gratuita a criança ou adolescente. Podem prestar o serviço para um ou para vários".

Podem ser padrinhos ou madrinhas pessoas maiores de 18 anos, que não estejam inscritas nos cadastros de adoção e que cumpram os requisitos exigidos pelo programa. Pessoas jurídicas também podem apadrinhar visando colaborar com o desenvolvimento da criança ou adolescente.

A documentação exigida para a inclusão no programa pode ser conferida aqui. O núcleo vai funcionar de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30, na sala da equipe multidisciplinar, no Fórum. "Qualquer pessoa ou entidade interessada pode procurar o núcleo para receber a ficha de cadastro e tirar dúvidas. Os pedidos vão passar pelo crivo da equipe multidisciplinar e também do Ministério Público. O processo deve levar de 15 a 30 dias para ser finalizado, dependendo da modalidade escolhida", ressaltou o juiz.
 
Por Ascom TJ/AL

 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.