Pacientes renais e adultos com síndrome de Down estão incluídos na nova fase da vacinação em Alagoas

Para tomar a vacina, os portadores de comorbidades devem portar a prescrição médica com cópia, que ficará retida no local da vacinação
Para tomar a vacina, os portadores de comorbidades devem portar a prescrição médica com cópia, que ficará retida no local da vacinação Ascom Sesau Texto de João Victor Barroso

A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 tem avançado semanalmente em Alagoas com a chegada de novas doses de imunizantes. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) já inicia a distribuição da nova remessa de doses nesta sexta-feira (16), a começar pelas cidades de Maceió, entre outras localizadas na região metropolitana, e também por Arapiraca. O Estado já recebeu 740.660 doses de CoronaVac e AstraZeneca e, com esse quantitativo, a maioria dos municípios alagoanos está perto de concluir a imunização dos idosos.

Finalizando o grupo prioritário de pessoas acima de 60 anos, o próximo público alvo da campanha a ser imunizado são as pessoas que possuem algum tipo de comorbidade, conforme determina o Plano Estadual de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19. A descrição para cada grupo de comorbidade prioritário foi definido pelos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), e pode ser acessado na Nota Técnica Conjunta 001/2021

Nesta nova etapa serão vacinados todos os pacientes renais, adultos com sindrome de Down, pessoas na faixa etária de 59 anos e que apresentem as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial em diferentes condições, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de Down e cirrose hepática.

“Serão 18.500 alagoanos que serão imunizados nesta faixa etária dos 59 anos, que foram previamente determinados pelo Ministério da Saúde (MS). O quantitativo de doses recebidas foi dividido e Alagoas vai vacinar, também, a população quilombola, continuar vacinando profissionais de saúde e, claro, os pacientes com comorbidades, desde que ele esteja com 59 anos”, explica o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

As vacinas destinadas ao público de 59 anos com comorbidades serão da AstraZeneca. Ou seja, após tomar a primeira dose, a segunda dose do imunizante será aplicada no período de três meses. Quanto à remessa do imunizante CoronaVac, esta ficará retida no Programa Nacional de Imunizações em Alagoas (PNI-AL) para segunda dose.

“Devido ao comunicado do Instituto Butantan de que a produção de vacinas no mês de abril será baixa, a Secretaria de Estado da Saúde, de forma preventiva, está armazenando este novo quantitativo para segunda dose”, explica o secretário Alexandre Ayres.

Comprovação – No documento elaborado pela Sesau e pelo Cosems/AL, também estão descritos os documentos necessários que a população deverá apresentar para comprovar a comorbidade na hora da vacinação.

Além da prescrição médica para a vacina, contendo a condição que justifica a imunização, o portador de comorbidade deve levar os exames específicos, que estabelecem o diagnóstico; relatório médico; receitas para terapêutica específica de condições descritas e cadastros em sistemas específicos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com relação às pessoas portadoras de doenças reumáticas imunomediadas, pacientes oncológicos, transplantados e demais pacientes imunossuprimidos, será compulsória a apresentação de prescrição médica, já que a eficácia e segurança das vacinas para Covid-19 não foram avaliadas nestas populações. A avaliação prévia realizada pelo médico assistente/especialista é obrigatória para que haja a segurança no processo da vacinação.

A nota técnica também orienta a equipe de vacinação a avaliar as documentações e reter a cópia do documento, tanto na aplicação da primeira dose, como na segunda dose. É importante salientar que, para tomar a segunda dose, o portador de comorbidade deve procurar o mesmo local que tomou a primeira.

A Sesau e o Cosems/AL reforçam que é responsabilidade da gestão municipal organizar e implantar estratégias para facilitar o acesso à vacinação da população com comorbidade. A nota ainda ressalta que os municípios devem seguir as orientações que constam nas notas informativas emitidas pela Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) da Sesau.

Por Agência Alagoas

 

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.