Outubro Rosa: médica destaca importância do autoexame para prevenção do câncer de mama

Imagem TJ/AL
O Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) alerta servidoras sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para a cura do câncer de mama, em apoio à campanha Outubro Rosa.

Rosana Alves da Silva, médica do DSQV, destacou que o autoexame é fundamental para detectar possíveis alterações na região das mamas e explicou quais sinais devem ser observados. “Presença de nódulos na mama ou axilas, saída de secreção pelos mamilos, prurido nos mamilos que não melhora com medicação e mudança da textura da pele da mama e/ou dos mamilos são alguns dos sinais”, disse.

O autoexame deve ser feito cerca de sete dias após o início da menstruação, a partir dos 20 anos de idade. Além disso, é importante que a mulher consulte anualmente mastologista e, em caso de alterações, procure ajuda médica com urgência. Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 90 a 95%.

A médica lembrou ainda que homens também têm glândulas e hormônios femininos e, por isso, podem ter câncer de mama, apesar de serem casos mais raros. Os sinais de alerta são dor na mama, caroços perto dos mamilos ou saída de secreção. Mulheres e homens transsexuais também devem fazer o autoexame. 

Por Ascom TJ/AL

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.