Header Ads


Morre aos 95 anos a Irmã Odiliana Smits, um dos símbolos da educação de Pão de Açúcar/AL

Imagem Pão de Açúcar Notícias
Faleceu no início da tarde desta sexta-feira, 15, na Holanda, aos 95 anos de idade, a Irmã Odiliana Smits, missionária que viveu 46 anos em Pão de Açúcar, difundindo a educação no município e prestando assistência aos mais carentes. A Irmã Odiliana sofria com Alzheimer crônico e vinha se alimentando, já há algum tempo, por via venosa. Ela e as irmãs holandesas Redempta, Clementina, Joana e Patrícia, fundaram creches, jardins infantis e escolas, nos municipios de São José da Tapera, Palestina e Pão de Açúcar, onde destacamos o Colégio São Vicente e a Fasvipa, instituições que contribuíram diretamente para o desenvolvimento da região sertaneja de Alagoas, através da parceria com a paróquia pão-de-açucarense.

A Irmã Odiliana Smits nasceu no dia 29 de setembro de 1923, na cidade holandesa de Odilia Per. Foi batizada na igreja da paróquia e recebeu o nome de Andina Maria Smits. Cursou o ensino fundamental na cidade onde nasceu. Aos 22 anos de idade foi para o Convento das Irmãs Franciscanas de Santo Antonio, na cidade de Asten, longe da capital. Concluiu o curso de Pedagogia em Bruxelas e depois foi para as missões na África, onde trabalhou durante nove anos. Em 1960, devido as rebeliões, a Irmã Odiliana Smits foge da África e retorna para a Holanda. Em 1965 chegou ao Brasil e veio trabalhar em Pão de Açúcar, onde permaneceu durante 46 anos. Em 2012 a religiosa decidiu retornar à sua terra natal, voltando residir no Convento Franciscano de Santo Antônio, no sul da Holanda.

No Colégio São Vicente ocupou os cargos de vice-diretora e de representante holandesa junto à Sociedade Educacional da Paróquia de Pão de Açúcar. A religiosa também chegou a lecionar Inglês na instituição. De trato acolhedor e coração enorme, foram inúmeras as famílias carentes de Pão de Açúcar que, através do seu intermédio, conseguiram com que seus filhos pudessem ter a oportunidade de estudar dignamente numa instituição séria e compromissada com o aprendizado para a vida.

Por Pão de Açúcar Notícias

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.