Vereadores iniciam discussão sobre preservação do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural de Delmiro Gouveia

Imagem Assessoria
Os parlamentares delmirenses participaram de uma reunião para debater um projeto idealizado por comerciantes e segmentos diversos do município que tem como objetivo a preservação do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural de Delmiro Gouveia. O empresário Sávio Bezerra e o advogado Gerd Baggenstoss estiveram na Casa Legislativa solicitando o apoio dos vereadores para que pudessem colocar o projeto em prática.

A ideia apresentada veio somar-se ao Projeto de Lei do vereador Pedro Paulo, que prevê as diretrizes para fomento e preservação das tradições históricas e culturais do município. O documento foi enviado às comissões para emissão de parecer, mas serve também de instrumento na luta para a preservação. “Este projeto que apresento tem como principal foco entendermos quem foi Delmiro Augusto da Cruz Gouveia e a sua importância para hoje estarmos aqui”, falou Pedro.

Entre as ações a serem realizadas no projeto exposto por Sávio e Gerd, está a preservação de prédios e monumentos históricos existentes em Delmiro Gouveia, inclusive com o compromisso de proprietários desses imóveis da conservação de fachadas, entre outras ações que não os descaracterizem. “O que propomos são regras bem estabelecidas, como alguém que estiver de posse uma casa histórica não seja impedido de colocar um comércio, mas que se comprometa a não mudar a fachada, conservando as características que dão valor a ela”, ressaltou Sávio.

Sávio ressaltou que foram realizadas algumas reuniões entre professores da UFAL, do Estado, e membros da comunidade e que foi elaborada uma minuta, mas o trabalho dos parlamentares é fundamental. “Solicitamos o apoio e compreensão de vocês porque a ideia é trazer para Câmara uma proposta e a Casa Legislativa, que são vocês, discutindo e agregando o entendimento de vocês, a compreensão e os valores que a sociedade tem por meio dos senhores, que são representantes dela, e assim estudarmos a possibilidade da criação de um Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico de Delmiro, para se ter uma norma e zelo por esse patrimônio”, falou Sávio.

O presidente Ezequiel de Carvalho Costa agradeceu a presença de Sávio e Gerd e elogiou a atitude. “Para nós é uma honra recebermos vocês e nos envolvermos nesse projeto. Essa atitude foi muito louvável e estaremos prontos para ajudar no que for necessário e estiver ao nosso alcance”, falou.


O vereador Enoque se manifestou enfatizando que havia pensado nisso anteriormente em virtude da construção do Museu Delmiro Gouveia. “Estive pensando em algum projeto nesse sentido quando vi o Museu Delmiro Gouveia ser construído. Tiraram uma praça histórica e colocaram no lugar o museu, que poderia ser feito em qualquer outro local. Então acho muito louvável isso que está sendo proposto e apoiamos essa ideia”, falou.

Francisco de Assis (Kinho), enfatizou que é uma oportunidade da gestão municipal colocar essa conservação como parte da educação dos alunos da rede municipal. O vereador Júnior ressaltou alguns pontos do município que ainda possuem arquitetura original, como a Fábrica da Pedra, o Mercado de Peles, entre outros. “Tem alguns imóveis que ainda podem ser preservados então vamos nos unir para o que ainda resta ser conservado”, frisou. Sávio complementou que a ação se estende em todo o município, e não apenas na cidade.

Os vereadores apresentaram algumas sugestões para o aproveitamento de algumas construções, a exemplo da linha férrea, que o vereador Júnior sugeriu a implantação de uma ciclovia.

O vereador Cacau falou sobre a criação da Lei Municipal respeitando a Lei Estadual e solicitou o projeto que vem sendo elaborado pelo grupo. “Precisamos estudar e analisar todos os detalhes do que está sendo elaborado para que possamos produzir um projeto que não adentre em outras leis, a exemplo da Estadual. É preciso ver os limites constitucionais à proteção do patrimônio”, falou Cacau, remetendo inclusive à apreciação juntamente com um Projeto de Lei do vereador Pedro Paulo, que prevê as diretrizes para fomento e preservação das tradições históricas e culturais do município.

Durante a conversa os vereadores realizaram um breve levantamento de prédios existentes no município que podem ser preservados com a ação e marcaram outro encontro com a comissão para que sejam debatidas outras ideias. “Este foi o primeiro momento que tivemos, mas vamos amadurecer essa ideia junto ao grupo para que possamos preservar o que ainda existe em Delmiro Gouveia. Nossa história é de grande importância e a preservação se faz realmente necessária”, concluiu Kel. Ainda estiveram presentes à reunião os vereadores Casagrande e Marcos Costa.

Por Veruscka Alcântara – ASCOM CMDG

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.