Análise de qualidade da água com ecokits é uma das ações práticas da educação ambiental do Projeto Renascendo

Comunidade Escolar do Saco dos Miranda em Mata Grande-AL
O Projeto Renascendo promoveu na manhã de 02 de agosto uma vivência educativa sobre a qualidade da água das nascentes com a comunidade escolar do Saco dos Miranda, no município de Mata Grande-AL. A partir da participação na coleta e análise de água realizada com os ecokits, estudantes e comunidade foram esclarecidos sobre boas práticas na proteção dos mananciais e principais causas de contaminação das nascentes.

O coordenador técnico, Pablo Vieira Tomás, foi o responsável por ensinar às crianças como utilizar os ecokits e socializar informações gerais sobre como evitar contaminação das águas das nascentes, "a contaminação pode ser feita por folhas ou animais, e o processo que utilizamos de solo-cimento é uma boa maneira de proteger as nascentes de contaminação". Segundo Pablo Vieira, "o ecokit permite analisar e aferir informações acerca da presença de coliformes fecais, sais, amônia, turbidez, nitrogênio total e oxigênio dissolvido em água", dados que revelam o grau de degradação ou conservação das nascentes.

 Pablo Vieira, coordenador técnico utiliza o ecokit com as crianças

Esta atividade prática de análise coletiva, faz parte do processo de monitoramento da qualidade da água das nascentes. Contribui para a realização de um dos objetivos específicos do Projeto Renascendo, a socialização de resultados das análises de água nas localidades, e a disseminação de conhecimentos técnicos sobre doenças transmitidas pela água. Além de trazer também informações sobre a  contaminação  das águas e sobre os cuidados e formas de tratamento que podem ser adotadas pela população do entorno das nascentes.

Segundo a assistente de educação ambiental, Silvia Janayna de Oliveira, "a análise da água realizada na comunidade, com a participação das crianças, foi uma atividade importantíssima. Tivemos a oportunidade de ouvir os conceitos delas sobre a qualidade da água e todos os cuidados que devemos ter para mantê-la limpa, com qualidade para o consumo", afirma.

 Análise da água com ecokit e os níveis de amônia na água
 As aulas de campo são um importante recurso pedagógico à educação ambiental contextualizada, por aproximar as pessoas do ambiente que se deseja proteger, criar vínculos afetivos com o território e empatia no cuidado com o entorno das nascentes. "Durante a trilha até a nascente fomos conversando sobre as plantas e seus usos na medicina popular, e as crianças puderam apresentar seus conhecimentos adquiridos. Lá na nascente, elas puderam ser cientistas, foi maravilhoso ver a concentração e empolgação das crianças", enfatiza Silvia Janayna.

O  Projeto Renascendo é realizado pelo Instituto Palmas, tem o patrocínio da Petrobras, com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH), Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas, além da parceria das prefeituras municipais de Água Branca, Mata Grande, Canapi, Inhapi, Pariconha e Tacaratu.

 Socialização de informações sobre qualidade da água junto às comunidades dos entornos das nascentes
Por Assessoria

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.