Semarh entrega estatuto para Associação Gestora do Canal do Sertão

Associação Gestora terá um papel fundamental no debate sobre a utilização da água do Canal do Sertão
Associação Gestora terá um papel fundamental no debate sobre a utilização da água do Canal do Sertão Ascom Seinfra
Após um longo período produtivo de construção coletiva, por meio de audiências públicas, reuniões e oficinas, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) validou o estatuto social da Associação Gestora do Canal do Sertão Alagoano.

A validação ocorreu na última quarta-feira (21), no auditório Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no município sertanejo de Delmiro Gouveia. Todo o processo de constituição do estatuto contou com representantes da sociedade civil organizada, prefeituras, câmaras de vereadores, bem como as entidades de agricultura familiar, instituições de ensino e pesquisa, além de usuários da água do Canal do Sertão.

À frente desse processo, o secretário executivo de Gestão Interna, Edilson Ramos, destacou que o trabalho contou com a parceria do consultor da Semarh, o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valmir Pedrosa.

“A Semarh conseguiu construir uma atividade participativa e com respeito a todas as propostas de gestão social para o Canal do Sertão. Todos os segmentos aprovaram o que foi proposto para validar o estatuto da Associação Gestora do Canal do Sertão alagoano”, ressaltou Edilson Ramos.

Na prática, a Associação Gestora terá um papel fundamental no debate acerca das ações que serão conduzidas pelo Governo de Alagoas quanto à utilização da água do Canal.

“Uma grande obra como a do Canal do Sertão precisa ter a participação efetiva dos seus principais beneficiados. E a Semarh apostou nesse processo e concede essa oportunidade de as pessoas conseguirem participar dessa gestão social”, destaca o secretário de Gestão Interna da Semarh.

A gestão do Canal do Sertão irá possibilitar um debate mais próximo entre a Associação Gestora e Governo de Alagoas. São oito municípios sertanejos representados, mais de 90 comunidades rurais, além de aproximadamente 200 sócios fundadores, para que juntos possam contribuir com a missão do funcionamento da maior obra hídrica do Estado.

 Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência  Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.