Dia D do Governo Presente chega nesta sexta-feira (23) à Olivença

Durante ação, população será orientada sobre como evitar uma série de doenças
Durante ação, população será orientada sobre como evitar uma série de doenças Foto: Olival Santos
Depois de passar, esta semana, pelos municípios de Colônia Leopoldina e Piranhas, o Dia D do Governo Presente chega a Olivença, no Sertão de Alagoas, nesta sexta-feira (23). A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estará participando da ação para beneficiar a população local com serviços de saúde, prevenção de doenças e fatores de risco.  

Na ocasião, a população do município contará com medição de glicemia e testes rápidos de hepatites virais, HIV e sífilis. De acordo com Svetlana Barros, coordenadora do Dia D do Governo Presente da Sesau, o procedimento levará em torno de 30 a 40 minutos, incluindo-se o tempo de aconselhamento, que acompanhará a entrega do resultado. Também serão entregues panfletos educativos sobre a sífilis e preservativos masculinos e femininos.

Para quem quiser atualizar o calendário vacinal, estarão disponíveis as vacinas de hepatite A e B, dT, dTpa, pneumocócica, varicela, influenza, rotavírus, doença meningocócica, penta valente, VIP, VOLP, tetra e tríplice viral.

Aos motociclistas, serão entregues os manguitos Uv, uma ótima opção para proteger a pele do envelhecimento e das manchas, uma vez que eles ficam muito tempo com os braços expostos ao sol. Por meio de um insetário mostrando toda a evolução do mosquito Aedes aegypti, a população será orientada sobre como evitar a proliferação do vetor, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Além do mais, eles receberão soluções de hipoclorito de sódio para purificar a água para consumo e uso humano, visando reduzir as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias causadores de hepatite A, diarreia, rotavírus e cólera. A população terá acesso à ginástica laboral e funcional, massagens relaxantes e kits, com frutas da época, tornando os lanches variados, saborosos e frescos.

Durante a ação, as crianças receberão, ainda, kits de escovas, e serão orientadas sobre a importância de cuidar da saúde bucal e de trocar da escova todas as vezes que as cerdas estiverem desgastadas. “É necessário cuidar dos dentes desde pequeno, então estamos tendo o cuidado de orientar os alunos das escolas sobre a importância com a higiene bucal. E através da parceria com Secretaria Municipal de Maceió conseguiremos realizar a distribuição dos kits de escovas para que eles possam escovar diariamente”, ressaltou Svetlana Barros.

 Por Blog Adalberto Gomes Notícias com Agência  Alagoas

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.