Caps de Delmiro Gouveia promove passeata no Dia de Luta Antimanicomial.


Para marcar a passagem do Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado nesta segunda-feira, 18, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Delmiro Gouveia, realizou uma passeata pelas ruas centrais da cidade. “O Caps de Delmiro quer socializar a importância de diminuir o preconceito em relação aos problemas de fundo psiquiátrico e psicológico, acabando com internações fechadas, e vem lutando para que os pacientes possam ter uma convivência baseada na construção dos laços afetivos e sociais”, afirmou a coordenadora Régia Valéria. 

 O trabalho do CAPS que hoje acolhe mais de 700 usuários, oferta atendimento profissional nas áreas de psiquiatria, psicologia, enfermagem e terapia ocupacional, visando à integração com a sociedade. O CAPS funciona na Rua Virgílio Lisboa, 54, Bairro Novo.

O  Dia Nacional da Luta Antimanicomial O movimento da reforma psiquiátrica iniciou-se na Itália a partir da segunda metade do século XX com repercussões no mundo inteiro e principalmente no Brasil. Aliado a ele nasceu também em 1987 (há 26 anos), em Bauru-SP, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial marcado profundamente pela ideia de defesa dos direitos humanos e resgate da cidadania das pessoas com transtornos mentais buscando uma sociedade justa e solidária, inclusiva e libertária, sem violência, com superação do estigma e preconceito.

A reforma psiquiátrica é um processo político e social, com transformações de práticas, saberes, valores culturais e sociais, voltado para os direitos dos pacientes psiquiátricos em nosso país com a construção de redes de serviços e estratégias territoriais e comunitárias solidárias e inclusivas aos doentes mentais.


Fonte: Prefeitura Municipal de Delmiro Gouveia

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.