Em Piranhas, Canoa de Tolda sofre ato de vandalismo
Imagem cortesia leitor do Blog |
Um dos patrimônios históricos e culturais do município de Piranhas, sertão de Alagoas, a Canoa de Tolda, foi alvo de vandalismo na madrugada deste domingo, 29. A embarcação estava às margens do Rio São Francisco, e segundo informações, vândalos teriam destruído parte da estrutura da embarcação.
O ato de vandalismo vai ser investigado pela 32ª Delegacia de Polícia Civil sediada no município de Piranhas.
A Canoa de Tolda foi restaurada no ano de 2006 e entregue ao município de Piranhas. Apesar de ter sido restaurada em 2006, no ano de 2017, a embarcação estava com problemas estruturais e ficou parcialmente naufragada nas águas do Rio São francisco. Na época os moradores tentaram retirar a embarcação das águas, porém não conseguiram.
Em sua estrutura, a Canoa de Tolda tem duas velas, duas tábuas de bolina e um leme, que são os responsáveis pela locomoção da embarcação no Rio São Francisco. Por não possui motor, a Canoa de Tolda é movimentada pela força dos dos ventos sobre às águas do Rio São Francisco.
A Canoa de Tolda foi introduzida no Rio São Francisco pelos holandeses no século XVII e ao passar dos anos se tornou o principal meio de transporte de cargas no Baixo São Francisco. A Canoa de Tolda representa toda uma história de desenvolvimento da região que compreende o baixo São Francisco entre os Estados de Alagoas e Sergipe.
Atualmente existem três Canoas de Tolda em todo o mundo. As três ficam no Brasil, sendo uma no município de Piranhas e que recebeu o nome da cidade. Outra no município de Brejo Novo, no estado de Sergipe, com o nome de Luzitânia, e a terceira pertence ao acervo do Museu do Mar, que fica no estado de Santa Catarina.
Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias
Nenhum comentário