FPI resgata uma jaguatirica, o maior felino encontrado em Alagoas

Imagem FPI
A segunda semana de ações da FPI do São Francisco teve início, nesta segunda-feira, 12, com o resgate do maior felino encontrado em Alagoas. No final desta manhã, integrantes da equipe Fauna conseguiram resgatar uma jaguatirica fêmea, que, há dias, rondava o quintal de uma residência localizada no Agreste alagoano. 

De acordo com relatos do proprietário do imóvel, o animal selvagem aparecia periodicamente para se alimentar dos animais criados no local - pato, peru e galinha. 

Desconfiado de que algum bicho estava predando seus animais, o dono da casa armou uma arapuca, prendeu o animal em flagrante e acionou a equipe da FPI. 

Imediatamente, o pessoal da Fauna foi ao local e transportou a jaguatirica para o Centro de Triagem de Animal Silvestre Provisório, em Arapiraca. 

Quando chegou ao lugar, o felino foi sedado para que pudesse ser submetido a exames específicos. A equipe de biólogos e veterinários colheu sangue e fezes do bicho para que sejam feito os seguintes procedimentos: avaliação hematológica e genética, parasitológico e microbiológicos. 

"Ações como esta são muito importantes, pois, provavelmente o animal seria abatido, vez que estava causando prejuízo ao proprietário",explicou o coordenador da equipe Fauna e gerente de Fauna do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), Epitácio Correia. 

De acordo o médico veterinário, Rick Vieira, trata-se de uma jaquatirica fêmea adulta que apresenta-se saudável. Ela continuará no local até receber o colar de telemetria, para que, assim, seja monitorada após a soltura. O felino também receberá um microchip pra fins de controle e rastreabilidade.

Ele supõe que o animal invadia a casa em busca de alimentos, pois deveria estar tendo dificuldades para encontrar comida nas matas da região - seu habitat natural. A hipótese mais provável é a de que isso vinha acontecendo devido aos constantes desmatamentos. 

A equipe Fauna estima que a soltura acontecerá até o fim desta semana. Porém, a data só será definida quando o rádio de telemetria chegar de São Paulo. 

A jaguatirica possui uma distribuição ampla por todo país, pois é típica dos biomas Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Floresta Amazônica. 

Em Alagoas, foi o maior felino encontrado, pois não há registros recentes de onça-parda e de onça-pintada na região. 

Pradador de topo da cadeia alimentar, a jaguatirica precisa de uma área grande para caçar. O animal selvagem se alimenta de aves e pequenos mamíferos.

Vídeo

Por Ascom FPI

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.