Em Canapi/AL, Projeto Renascendo conclui os ciclos de formação dos “Nós” da Rede Renascendo de Educação Ambiental

Equipe do Projeto Renascendo apresenta as propostas para participantes no encontro de Canapi/AL. Foto: André Souza
O Projeto Renascendo conclui os ciclos de encontros locais realizados em todos os municípios participantes, foi a vez de Canapi acolher o Encontro do Nó da Rede de Educação Ambiental. O evento aconteceu no dia 28 de novembro, no Salão Paroquial do município. A ação é uma das etapas do Projeto Renascendo, realizado pelo Instituto Palmas, com o patrocínio da Petrobras.

O Plano de Ação foi definido no encontro do “Nó da Rede” de Canapi/AL, que é o planejamento de ações e práticas ambientais. No município de Canapi, as ações estarão focadas nos projetos pedagógicos, a partir das escolas, cujo eixo temático central é a educação ambiental, tendo como temática específica os cuidados com a água. Durante o evento foram definidas escolas da zona rural prioritárias e a realização de um grande evento que envolverá todas as escolas municipais.

O Encontro que teve como objetivo a formação do Nó da Rede de Canapi, também serviu para que a equipe do Projeto Renascendo apresentasse as diretrizes e atuação do projeto aos gestores municipais, aos participantes das comunidades locais, ao Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e a comunidade quilombola do Topete, que teve grande representatividade no encontro, o que possibilitou uma rica troca de experiências.
A comunidade Quilombola do Topete, localidade de Canapi, ensina a pisada do samba de coco para participantes do encontro. Foto: André Souza
Em Canapi, o grupo de mulheres “Cuidadoras da Vida” sugeriu trabalhar o tratamento do lixo e técnicas de reciclagem, com o reuso de materiais para produção de artesanato, utensílios que possam gerar renda para elas. O grupo também solicitou formação sobre a coleta seletiva do lixo e preparo de compostagem, para utilizar o composto orgânico na produção de canteiros de ervas medicinais.

A equipe técnica, em articulação com as comunidades, identificará áreas para a construção de barramentos de enxurradas, que é uma tecnologia para diminuir a erosão do solo, aumentar a área de infiltração das águas, para que possam chegar em maior quantidade às águas subterrâneas e diminuir o assoreamento de nascentes.

Segundo Ana Cristina Accioly, assessora de Educação Ambiental do projeto, “o envolvimento da comunidade é fundamental para os processos de cuidados com o patrimônio ambiental. A sensibilização e as contribuições das comunidades locais são irradiadas a partir dos Nós da Rede e por isso, estes encontros são tão importantes”, ressalta Accioly.

As ações de recuperação das nascentes e educação ambiental ganham uma nova parceria estabelecida entre o projeto Renascendo e a SESAU/AL - Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, através da Superintendência de Vigilância em Saúde.

De acordo com a gerente de vigilância em Saúde Ambiental da SESAU, Maria Elisabeth Vieira da Rocha, “essa parceria é muito importante porque o Estado vai conseguir chegar em comunidades mais distantes dentro dos municípios, nas zonas rurais, o projeto Renascendo aproxima essas comunidades às nossas ações, além de trazer como conteúdo da educação ambiental o cuidado com a qualidade da água”, afirma. A parceria com a SESAU/AL agrega maiores ações nos cuidados com a qualidade da água usada pelas comunidades. 
O Grupo de Mulheres “Cuidadoras da Vida” formará multiplicadoras dos cuidados hídricos e ambientais nas comunidades, em Canapi. Foto: André Souza
O Projeto Renascendo tem o patrocínio da Petrobras, com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (SEMARH) da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU) e do Colegiado Territorial do Alto Sertão de Alagoas, além da parceria das prefeituras municipais de Água Branca, Mata Grande, Canapi, Inhapi, Pariconha e Tacaratu/PE.

Por Assessoria

Nenhum comentário

Adalberto Gomes Noticias . Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.